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Enviada em: 26/03/2017

Responsabilidade Social     A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) preconiza que a educação – dever do Estado e da família – tem por objetivos o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Essa definição, na realidade vigente, tem apontado para os inúmeros desafios vivenciados pelo sistema educacional brasileiro e para as alternativas que possam mitigar esses impasses. Assim, convém analisar as diversas vertentes que englobam essa problemática, tendo em vista que a educação é uma responsabilidade social.     Em primeiro lugar, é fundamental pontuar que a metodologia tradicional de ensino é um entrave para a concretização de um sistema educacional mais eficaz, a medida que prioriza os conteúdos dos livros em detrimento de uma educação crítica voltada para noções de moral e cidadania. Esse modelo de ensino arcaico acaba limitando o papel da escola no processo educativo, pois ocorre apenas a transferência do conhecimento dos professores, enquanto a construção de novos saberes por parte dos estudantes fica em segundo plano. Assim, os alunos são preparados para o mercado de trabalho, mas não para as diferentes dimensões de suas vidas.     Em segundo lugar, nota-se que a ausência de participação da família na rotina escolar prejudica veementemente o aprendizado, pois a parceria entre as escolas e as famílias é de grande importância para que o sistema educacional funcione e cumpra os seus propósitos. Essa escassez de auxílio nas lições de casa e nos projetos desenvolvidos pelos professores ocorre, muitas vezes, devido à falta de tempo ou ao desinteresse dos pais, e afeta diretamente a assimilação dos conteúdos trabalhados em sala. O educador Paulo Freire, descreve bem a importância desse acompanhamento da vida estudantil pela família ao afirmar que ela é vital para a compreensão de mundo por parte dos alunos e para a formação de cidadãos de bem.     Destarte, diretrizes que formulem mudanças são imprescindíveis para a solução desse impasse. Cabe, portanto, ao Ministério da Educação modificar a metodologia de transmissão de conhecimentos vigente, da educação básica ao ensino superior, a fim de que essa alie a formação cidadã ao ensino dos conteúdos técnicos e científicos, investindo, para isso, em cursos de capacitação de professores. Concomitantemente, campanhas que sensibilizem os pais e responsáveis a participarem ativamente da vida escolar das crianças e adolescentes devem ser promovidas pelo governo, uma vez que a educação é iniciada na escola, mas se completa em casa.