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Enviada em: 26/03/2017

A falta de infraestrutura, a ausência de incentivos para os professores e os entraves sociais existentes, sobretudo, nas classes mais marginalizadas da população são os principais desafios a serem enfrentados a fim de melhorar o sistema educacional no Brasil. Nesse contexto, tornam- se comuns casos de evasão escolar decorrentes da responsabilidade precoce de muitos adolescentes. Além disso, o modelo de ensino, em geral, é desempenhado , exclusivamente, dentro de salas de aula e inviabiliza aptidões práticas.                                                                                                                               Nessa conjuntura, estudantes provenientes de famílias com grau de instrução superior possuem maior facilidade na assimilação dos conteúdos. Segundo Pierre Bourdieu , sociólogo francês,  o capital cultural de um indivíduo é o conhecimento acumulado ao longo de sua formação. Dessa forma, alunos que não possuem meios financeiros para frequentar museus, bibliotecas etc estão em desvantagem acadêmica e necessitam se equiparar aos demais por intermédio da escola.                                                      Em outra vertente, o modelo de ensino atual não instiga a curiosidade e o interesse dos jovens pois não permite uma visão prática dos assuntos abordados em classe. Sob esse aspecto, o sistema educacional no brasil precisa implementar mecanismos empíricos de aprendizagem , como aulas de ciências ministradas em parques ou laboratórios. Com isso, os estudantes terão uma maior compreensão de mundo e estarão melhor preparados para o mercado de trabalho.                                           Pode- se concluir que a educação no país necessita de intervenções a fim de maximizar o seu desempenho. De maneira que, primeiramente, o Ministério da Educação poderá firmar acordos com a iniciativa privada no intuito de garantir as experiências fora de sala. Secundariamente, a escola deverá instituir atividades lúdicas ,como jogos estudantis, para manter o aluno em horário integral nas dependências escolares. Somente assim, o sistema educacional irá melhorar e progredir.