Materiais:
Enviada em: 02/04/2017

O Brasil está entre os piores níveis de educação mundial segundo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Mesmo após séculos, do período colonial até a contemporaneidade, pouco se mudou quanto ao sistema educacional brasileiro. Com isso, surge a problemática do baixo desempenho escolar, seja pela falta de valorização do professor, seja pelo papel da escola não ser efetivamente cumprido.      É evidente que o tratamento relacionado ao profissional da educação está entre as causas da deficiência escolar. De acordo com o sociólogo Prandi, a sociedade que não valoriza seus professores se torna sem valores e desumana. Seguindo essa linha de raciocínio, nota-se que o olhar sobre a importância desse profissional interfere não só na sua atuação em sala, como também na sociedade como um todo. Assim, por exemplo, os alunos têm maiores dificuldades de se concentrarem na aula, querendo conversar e usar o celular, o que diminui a absorção do que poderia ser transmitido pelo docente; como também há uma baixa remuneração, que dificulta a constante atualização e aperfeiçoamento desse profissional; por fim, apresenta-se, até mesmo, uma precária infraestrutura básica, principalmente, nas escolas públicas, como ausência de bibliotecas e quadras esportivas.      Outrossim, destaca-se a atuação das escolas como impulsionador dos atuais resultados do PISA. Segundo Paulo Freire, o ensino deveria se mostrar como não-bancária, ou seja, sem a relação depositador e depositado. Porém, contrariando esse pensador, a escola apenas trata o estudante como simples receptores de conteúdo, guiando-os, na maioria das vezes, somente para os vestibulares. Eliminando, dessa forma, da rotina dos discentes o aprendizado de noções éticas e sociais de que uma equilibrada vida em coletivo carece.      Entende-se, portanto, que são necessárias alternativas para melhorar o sistema educacional no Brasil. Desse modo, é fundamental a atuação conjunta do Governo Federal, Estadual e Municipal para oferecer condições dignas de trabalho ao professor, com aumento no piso salarial e melhorando a infraestrutura das escolas públicas que ainda carecem de elementos básicos. Assim como, as emissoras abertas de televisão, juntamente com as escolas, trabalhem a valorização do professor, demonstrando a sua importância com palestras e personagens que reflitam a questão. Somente assim, os docentes estarão capacitados e estimulados a buscar novas formas de ensino e a escola não será apenas vista como um mero período para o vestibular.