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Enviada em: 26/03/2017

Durante a época da Grécia Antiga, principalmente na cidade de Atenas, o ensino foi sendo valorizado e serviu para aumentar o intelecto do indivíduo.Porém, tantos séculos depois, nota-se que o ensino brasileiro se mostra falho e não proporciona ao cidadão uma devida qualificação à ele.Dessa forma, faz-se necessário valorizar os ideais meritocráticos e modificar o sistema de ensino brasileiro. Em coadunação ao filósofo grego Platão,o Estado deve garantir um modelo de ensino à todos e aqueles mais sábios, poderiam se habilitar à administrar a cidade.Porém, é notável que o atual sistema brasileiro não proporciona uma isomeria nas oportunidades, já que muitas vezes cargos essenciais para o país(como altos cargos do governo) são compostos por pessoas da elite que detém um alto capital.Com isso, fica claro que a falta de valorização da educação influencia todo o sistema, e as pessoas mais pobres tendem a estagnar socialmente pela falta de oportunidades e pelo fato de não possuir influência na sociedade. Além disso, o atual sistema de educação no Brasil é retrógrado e falho, prova disso é o fato de grande parte das pessoas que concluem o ensino médio em escola públicas não ter uma conhecimento básico sobre matemática. Testes de múltiplas escolhas, acabaram por tornar o aluno robotizado e não valorizar o seu conhecimento de acordo com a área em que pretende seguir, e o fim de processos seletivos regionais fizeram com que o estudante não conhecesse a seu próprio estado em detrimento à outros mais valorizados por processos seletivos e pela mídia. Dessarte, o Estado deve intervir com a ampliação de cotas sociais em processos seletivos(visto a disparidades da escola privada) a fim de proporcionar um maior acesso àquelas pessoas de baixa renda e igualar as classes sociais como um todo.Além disso, é necessário que o Estado mude o atual sistema de ensino,proporcionando ao aluno a escolha de matérias que se relacionem ao seu curso universitário, além de englobar matérias obrigatórias, como Português e Matemática a fim refinar o ensino no Brasil.