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Enviada em: 26/03/2017

Falta de infraestrutura das escolas, técnica de ensino arcaica, baixa remuneração, ausência da participação dos pais, esse é o cenário da educação no Brasil.A quarta revolução industrial, trouxe inovações tecnológicas para o mundo. No entanto, o uso inadequado dessas tecnologias associado a inaptidão de professores reduz a eficácia do sistema educacional brasileiro.    Segundo Mario Sergio Cortella, o principal problema ideológico desse setor é distinguir a escolarização e educação. O papel da escola é preparar os alunos para o mercado de trabalho com uma formação baseada na ética e moral. É inegável, a cobrança dos pais para os professores educarem seus filhos. Ademais, a rotina exaustiva de trabalho fomenta esse comportamento. Essa confusão de conceitos evidência as instituições de ensino sendo responsáveis por todo processo educacional.    Nesse contexto, o abandono dos gestores e escassez de investimento é um dos fatores para essa deficiência no sistema. A negligência do Estado com a categoria dos professores é evidente, os baixos salários e carência de capacitação comprovam essa situação. Além disso, a precariedade de escolas e métodos de ensino ultrapassados dificultam a aprendizagem. A rede privada de ensino desfruta de uma maior diversidade de tecnologia e apresenta um bom rendimento, apesar de a rede pública ter a presença de modernização, esses recursos não estão presentes em todas instituições.    Mostra-se eficaz diante desse cenário fragilizado, portanto, que é necessário uma maior integração dos pais com as escolas através de palestras. Também cabe o aperfeiçoamento de recursos do ministério da educação em parceria com a União para ampliar o avanço tecnológico em todo território nacional e ofertar cursos de capacitação contínua. É preciso que as prefeituras invistam na melhoria nas condições de infraestrutura das escolas com reformas, manutenções mensais e aumente o piso salarial dos professores.