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Enviada em: 03/04/2017

De acordo com o filósofo alemão Immanuel Kant, a educação é o ornamento que molda o ser humano, levando-o ao progresso, melhorando suas oportunidades e facilitando sua convivência em grupo. Por consequência, esse fato contribui para o desenvolvimento de qualquer país e evidencia a importância de se investir em melhorias no âmbito educacional. Nessa perspectiva, é possível refletir sobre a capacitação de professores e a modernização das escolas e a participação família na vida escolar dos alunos como fatores que contribuem para melhorar a qualidade do ensino no Brasil.      Em primeira análise, é importante pontuar que o progresso na educação depende da adequação da infraestrutura escolar e do corpo docente às novas tecnologias da informação e visões de mundo. A capacitação do professor eleva sua qualificação profissional e perpassa torná-lo competente em sua área e com conhecimentos mínimos nas demais, além de compreender seu preparo para os desafios da era da globalização, abrindo caminho para o aumento da produtividade e qualidade do ensino transmitido. Para potencializar esse fato, as estruturas das escolas devem ser modernizadas, incorporando diversos aparatos tecnológicos que possibilitem a ampliação das didáticas oferecidas e das dinâmicas dentro das salas de aula.    É fundamental destacar, ainda, que a participação família na vida escolar dos alunos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem. O acompanhamento de pais ou responsáveis por meio do incentivo à leitura e à escrita, da ajuda nas lições de casa e da ida às reuniões reforça o vínculo e o compromisso dos alunos com a rotina de estudos.    Fica evidente, portanto, que as melhorias no âmbito educacional para a garantia de um ensino de qualidade envolvem o trabalho conjunto de autoridades políticas e da sociedade civil. Dessa forma, faz-se necessário que as Secretarias de Educação ampliem os recursos financeiros destinados à educação a fim de modernizar as escolas e capacitar o corpo docente por meio cursos técnicos e programas pedagógicos que qualifiquem sua formação. Ademais, as instituições de ensino devem reformular seus currículos e incluir neles palestras e reuniões que ressaltem a importância da participação efetiva da família no processo de aprendizagem e formação do conhecimento de mundo, garantindo o desenvolvimento individual e do país.