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Enviada em: 30/03/2017

De acordo com Sêneca, a educação exige maiores cuidados, porque influi sobre toda vida. Desse modo tem-se a educação como um pilar para o desenvolvimento de qualquer nação. Contudo, na questão do Brasil, por falta de participação familiar e escasso investimento em infraestrutura, essa instituição não tem alcançado seu devido êxito. É indiscutível que uma boa estrutura e profissionais qualificados são requisitos essenciais para construir uma boa educação das crianças. No entanto, as famílias brasileiras tem "terceirizado" a formação dos jovens para as unidades escolares, deixando seu papel motivador a cargos dessas. Isso acarreta na falta de enraizamento da cultura didática na vida desses por parte dos pais, que deveriam ser participantes ativos nessa jornada. Outra preocupação importante é a falta de investimento do governo na infraestrutura escolar. O baixo direcionamento de recursos na formação de professores qualificados, por exemplo, afeta diretamente no nível de aprendizagem dos alunos. Além disso, há também falta de destinação desses para a criação de escolas em tempo integral, que é um problema, principalmente, para os estudantes de baixa renda, por terem menos acesso a itens culturais, como aulas de inglês, livros disponíveis, entre outros. É evidente que a falta de participação familiar e o baixo investimento em infraestrutura atingem o núcleo educacional brasileiro. Dessa forma é imprescindível que a família tenha participação ativa na vida das crianças, auxiliando nas atividades escolares e participando das reuniões a fim de acompanhar seu desenvolvimento. Outrossim, o governo deve investir na qualificação dos professores para que aprimorem a aprendizagem desses através da utilização de novas técnicas de ensino, e também em escolas com tempo integral para que possibilite o contanto de atividades complementares por estudantes de baixa renda.