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Enviada em: 29/03/2017

Educação, termo do latim ''educare'', significa ''conduzir para fora". Nesse sentido, conduzir para fora remete à ideia de formar o indivíduo para encaminhá-lo ao universo social. Entretanto, a educação sofreu transformações e, hoje, o espaço educacional brasileiro se restringe cada vez mais à transmitir o ''saber'' sem atentar para seu papel na edificação do caráter humano bem como o de instigar o interesse do aluno em aprender.  Nesse viés, é palpável que educação passa por diversas transformações no decorrer da história, haja vista que ela é um produto da conjuntura cultural da sociedade. Sendo assim, a educação atual do Brasil é um reflexo do mundo moderno. Infelizmente, a cristalização da praticidade e do olhar ultra-racional desintegrou alguns valores do espaço educacional, por exemplo, de ser um lugar de aprendizado também de como lidar com as emoções e interações em sociedade. Nesse contexto, o que pode ser visto é uma escola progressivamente mais conteudista em detrimento do caráter humano, o que tem como consequência o desinteresse dos estudantes. Conforme um pesquisa da folha de São Paulo, somente 10% dos estudantes estão satisfeitos com o sistema educacional vigente.  Desse modo, ressalta-se a importância de o ambiente educacional ser o agente mais relevante para despertar os interesses dos estudantes. De fato, a satisfação com o sistema educacional torna o aprendizado mais fluido e instigante. Nesse universo, é fundamental uma relação mais humana e estreita entre escola e aluno, para que este possa opinar e intervir em como deseja aprender, a fim de promover uma melhora do sistema e adaptá-lo as demandas dos alunos, tornando-o prazeroso.  Diante do exposto, o sistema educacional brasileiro necessita de caminhos para melhorar. O Ministério da Educação deve, portanto, modificar o espaço educacional para adequá-lo aos alunos, através de consultas onlines para ouvi-los e se necessário modificar a legislação. Além disso, os professores devem promover, através das aulas, a ligação do conteúdo com a sociedade e o mundo, conduzindo o estudante para este.