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Enviada em: 02/04/2017

A educação é considerada a principal garantia de conquista de  igualdade de oportunidade a todos os cidadãos independentemente de sexo, etnia ou classe social.No Brasil,a diferença entre a qualidade do ensino público e privado ainda é uma barreira para vencer a desigualdade.Além disso,o país ao ser comparado com outras nações, ainda não avançou na formação do aluno no ensino médio.  Percebe-se, que as escolas privadas apresentam vantagens sobre as públicas, pois possuem professores qualificados e remunerados,que na maioria das vezes, muitos deles formados em universidades públicas e, após adquirir o seu diploma, os docentes viabilizam bons ensinos aos seus alunos, que pretendem ter uma boa formação escolar e ir a busca dos seus objetivos na vida.Em contraste,dos colégios públicos,que na maioria dos casos,a qualidade do ensino são precários e atrasados em relação ao particular, devido a falta de investimento do Estado em não  proporcionarem bons salários aos professores, em que boa parte deles, exercem greves com intuito de ser mais valorizado diante a sociedade  e possuírem  seus direitos no trabalho.Segundo a revista da Época "cerca de 65% dos alunos brasileiros no 5º ano da escola pública não sabem reconhecer um quadrado, um triângulo ou um círculo".Consequentemente, os discentes ficam com deficiências em algumas matérias,como em matemática,português e outras mais, que serão essenciais na  carreira profissional.  Verifica-se, que o ensino brasileiro comparado aos dos Estados Unidos apresenta diversas diferenças,tais como: em relação a cursar  o ensino médio em terras norte-americanas têm apenas três disciplinas obrigatórias: inglês, matemática e história.As outras-química,física e artes são consideradas optativas e assim, o estudante  pode se aprofundar nas áreas que tem mais afinidade.Enquanto, no Brasil todos os adolescentes têm que cursar 13 disciplinas, que vão de biologia à física, ainda que não tenham nenhuma simpatia com as mesmas.Por isso, estima-se que em torno de 70% dos estudantes americanos conseguem sair do ensino médio com boa capacidade de trabalhar na profissão ao qual desejava no colegial.     O governo,portanto,deve melhorar a infraestrutura das escolas públicas, não só apenas investir em salas climatizadas,como também em laboratórios,e quadras esportivas com o objetivo de proporcionar conforto para os alunos.É necessário também, que os professores de escola pública sejam mais valorizados e recompensados no exercício de sua profissão.Cabe ao Ministério da Educação,promover um novo modelo de ensino, que permitam aos discentes,o poder de escolher as disciplinas condizentes com a sua formação profissional,mas também romper as barreiras de um ensino tradicional em que o aluno só consegue ingressar numa universidade, através de um vestibular que altamente concorrido.