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Enviada em: 29/03/2017

Educação. Desenvolvimento. Tecnologia. No século XIX, com o neocolonialismo na África, os franceses dominaram a região do Congo e decretaram que as pessoas só poderiam estudar por até quatro anos, com o objetivo de alienar a população. Pois, se eles continuassem ignorantes não poderiam lutar por seus direitos. Atualmente, no Brasil, apesar da sociedade ter se desenvolvido, ter uma cultura e dia a dia diferentes, apresenta uma semelhança com os africanos, estão se tornando cada vez mais alienados por diversos fatores que tornam o sistema ensino do Brasil de má qualidade. Assim, é preciso entender as causas desses fatores e suas consequências na vida da população, como forma de atenuar esse problema recorrente do país. Primeiramente, é importante analisar quais os fatores que prejudicam o sistema de ensino do Brasil. A escola é um ambiente importantíssimo para a formação não só acadêmica do aluno, como também de valores e cultura, e para que uma escola consiga essa formação é necessário que ela prepare seus alunos para viver, se relacionar e trabalhar na sociedade atual. Entretanto, no Brasil, as escolas possuem defeitos, como a má estrutura, principalmente das públicas e a desvalorização dos professores. Causando, assim, uma cultura de desmotivação do estudo sobre os alunos, pois eles não sentem vontade de aprender e isso poderá prejudicar seu futuro. O que pode ser ratificado pelos dados divulgados pelo IBGE, em 2012, afirmando que nas escolas públicas do Brasil mais de 70% dos alunos não frequentam-nas por falta de motivação e os que frequentam, não conseguem assistir todas as aulas pela estrutura da escola ou por ausência de professores. Por outro lado, é preciso observar as consequências que a falta de uma boa escolarização causa na vida dos brasileiros. A desvalorização do ensino faz que com os alunos, os quais serão a força de trabalho do país, se tornem alienados, por não desenvolverem autocrítica, desmotivados para aprender pela falta de estrutura adequada e professores de qualidade. Gerando, assim, futuros adultos sem escolaridade e senso crítico, podendo causar também futuros problemas de desenvolvimento para o país. Como exemplo, um dado divulgado pela ONU, em 2015, afirma que com a valorização da educação em países, como Japão, fez com que o desenvolvimento econômico e social aumentasse 65% em cinco anos. A partir disso, é necessário que o Governo, juntamente com MEC, desenvolvam uma plataforma digital em que ajam games educativos e interativos, provas e plantão de dúvidas com monitores, como forma de incentivar os alunos a estudar de forma dinâmica, melhorando sua motivação com os estudos. As famílias e as instituições de ensino também devem incentivar o estudante a ler, como a formação de grupos de leituras com os colegas, sendo uma prática fundamental para desenvolvimento cognitivo e social. Afinal, como dizia Nelson Mandela " A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal".