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Enviada em: 31/03/2017

De acordo com a Lei de Diretrizes de Base (LDB), a educação de qualidade é um direito de todos os cidadãos brasileiros. Entretanto, por meio de falhas e carências, o sistema educacional é desestruturado sendo então incapaz de suprir devidamente a população. Fato esse que é fruto inegável da despreocupação dos gestores do Estado em capacitar profissionais da educação a rede pública, mascarando os problemas das instituições com muitos números ($) e poucos resultados. Além disso, outro fator que contribui para essa problemática, é a falta de instigação ao aluno pelos professores, pais e pela instituição, causando desinteresse e alienação do jovem.   Desse modo, a má formação de profissionais reflete diretamente no desinteresse dos jovens pela educação. Cenário esse que é fruto da ausência de didática dos professores, que dão aulas monótonas sem princípios de reflexão, através de um sistema mecânico e decorativo. Em consequência, o aluno não aprende realmente o conteúdo e nem se incita com o estudo, parafraseando Gabriel pensador, '' decorei, mas não aprendi'   Além disso, a situação do Brasil em relação aos grandes investimentos em educação se mostra falha, ao buscar resultados nota-se que as escolas públicas continuam carentes e pouco produtivas. Exemplo disse é nova regra para a olimpíada brasileira de matemática (OBMEP), antes aplicada somente em instituições publicas e agora podem ocorrer em particulares. Em consequência o aluno da escola privada terá mais chances de notas maiores, podendo dar ao Estado o prestigio de falar que a educação teve melhoras.    Diante o exposto fica clara a necessidade de mudanças na gestão do sistema educacional. Logo, a melhor maneira de sanar esse problema seria a reformulação do ensino no Brasil, juntamente a criação de leis que coloquem como obrigação nas faculdades de licenciatura aulas de didática. Tais ações teriam o intuito de restruturar as escolas e o corpo docente, podendo então fornecer ensino de qualidade a população.