Materiais:
Enviada em: 01/04/2017

"O ser humano é aquilo que a educação faz dele", a célebre frase de Immanuel Kant explicita a importância de melhorias no sistema educacional brasileiro. Tendo em vista que esse encontra-se deficitário, com modelo arcaico que não desperta o interesse do aluno ao ensino e sem a atuação conjunta -escola e família- no processo de aprendizagem.      Paulo Freire é a favor de uma educação criativa, forma essa que despertaria a curiosidade do aluno, transformando-os em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado. No entanto, a desmotivação de professores e a impermeável forma que a escola age diante da revolução científica e tecnológica não aguçam crianças ao saber. como exemplo disso esta a preferência deles por redes sociais no lugar de atividades e trabalhos do colégio.     Escola e família não devem ser inimigas mas sim parceiras na transmissão de valores morais e éticos. Hoje, a escola reclama da ausência familiar no acompanhamento do desempenho escolar da criança e os pais reclamam da cobrança excessiva sobre eles. De fato, percebe-se que querem estipular uma divisão: "Quem é responsável pelo que". Todavia, a atuação deverá ser mútua, em casos de dificuldade do aluno em determinada disciplina, por exemplo, os pais devem ser comunicados para fazer atividades em casa com os filhos e a escola poderá oferecer aulas de reforço.          Em síntese, o sistema educacional brasileiro deve ser reformulado, de modo que tenha maior empregabilidade do Estado, escolas e família na formação de cidadãos. O Governo Federal já anunciou reformas no Ensino Médio, agora deve atentar-se para efetuar melhorias tanto em instituições de ensino tanto em educadores. Já as famílias devem ter participação mais ativa, acompanhando a aprendizagem e participando de reuniões no colégio. Partirá da escola, também, fornecer aulas mais dinâmicas com momentos de uso de tecnologia na aula, visitas a museus e centros de pesquisa além da presença de cientistas e estudiosos no colégio.