Materiais:
Enviada em: 31/03/2017

O processo educacional surgiu no Brasil com a colonização do território e a catequização dos índios pelos jesuítas, contemplando a nossa história com uma idealização sociocultural. Contudo, muitos entraves tem sido enfrentados na busca de uma educação qualitativa e igualitária. Para tanto, tem-se criado projetos de inovação educacional mediante a atuação eficaz e associativa das esferas econômicas, políticas e sociais.       Ao rememorarmos a ocupação das escolas em 2016, vem á tona uma manifestação de clamor por educação de qualidade. Pesquisas do censo educacional revelaram que cerca de 3 milhões de crianças não tem acesso à escola no país. Sabe-se ainda, que entre mais de 500 mil professores da rede pública, cerca de 200 mil assumem aulas em áreas diferentes de sua formação. Esses dados refletem os principais gargalos da educação brasileira, a qual deve receber maior atenção das esferas federais.   Conforme Kant, a educação é o segredo no desenvolvimento humanitário. Por conseguinte, devem ser implementados métodos efetivos para a problemática que freia os rumos do ensino no Brasil. Posto isto, o Ministério da Educação propôs uma reforma organizacional e metodológica do ensino, em tempo de estudo integral. Além disso, a vivência da era industrial de quarta geração, marcada pelo poder da nanotecnologia, tem aspirado uma ascensão estrutural mais tecnológica nas escolas.   Diante do exposto, é essencial que o Ministério da Educação atue fortemente na formação de professores em diversas áreas do conhecimento, oferecendo meios para aperfeiçoamento constante, obtendo um ensino qualitativo. É imperativo que o governo federal readeque seu sistema financeiro, garantindo maior investimento econômico educacional, mediante a aquisição de equipamentos tecnológicos que favoreçam o ensino e aprendizagem, bem como projetos efetivos para o acesso de estudantes aos centros de ensino, oferecendo  transporte e alimentação adequados. Unindo esses fatores será possível obter um ensino igualitário baseado nos direitos fundamentais da Constituição Federativa Brasileira.