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Enviada em: 31/03/2017

No Brasil, País que teve pequenos avanços nas questões sociais nos últimos anos, um dos temas que se destaca de modo atemporal na pauta de debate da mídia é a questão educacional e os caminhos para que se possa aprimorar esse sistema. A necessidade de  mudanças na educação brasileira fica evidente quando se reflete sobre a desvalorização do professor, sobre o inexistente hábito de leitura dos brasileiros e sobretudo sobre a péssima estrutura escolar disponível para alunos de escolas públicas. Essa triste situação demanda um maior empenho do Estado e da sociedade para que seja possível aperfeiçoar o sistema educacional no Brasil.    De fato, o País tem presenciado alguns avanços, a construção de escolas tecnicas, a maior distribuição de materiais de qualidade e a melhoria na estrutura das escolas são exemplos do aperfeiçoamento, porém, essas medidas não atingem o País de forma a fazer mudanças significativas, estas são pontuais e raras, a péssima estrutura disponível não consegue atingir toda a população, e, em alguns casos, desestimula a presença escolar.    Nessa perspectiva, a vergonhosa desvalorização do professor, pessoa importante na formação de uma sociedade educada e culta, é um ponto crucial quando se discute sobre educação. A baixa remuneração dos educadores se reflete na qualidade do ensino, devido ao insuficiente orçamento destinado a educação há um grande desfalque no número de professores qualificados dando aula na rede pública de ensino. Ademais, a falta de incentivo à leitura se mostra nociva para uma sociedade que se diz em desenvolvimento.     Desse modo, é perceptível a necessidade de intervenção do Estado para que por meio da redistribuição de verbas destinadas a educação possa valorizar o professor devidamente - com a melhoria salarial -, melhorar os investimentos em campanhas de conscientização sobre a importância da leitura na formação de uma sociedade culta e ciente de seus direitos e deveres e sobre os benefícios da frequência escolar - com uma maior presença em redes sociais - e intensificar a construção de novas escolas e reformas das já existentes. Aliado a isso, a ajuda de uma instituição formadora de opinião como a família - com a presença constante dos pais na vida escolar dos filhos e a criação desses indivíduos baseada no estímulo à leitura e a procura do conhecimento - é fundamental para que seja possível melhorar a situação educacional brasileira