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Enviada em: 01/04/2017

Durante o Período Colonial, a educação era religiosa, com os jesuítas; na chegada da família real, era apenas para a elite, com fins de auxílio à corte; e apesar de no Período do Império haver propostas de leis para a criação de escolas em todo o país, essas fracassaram. Nesse sentido a educação brasileira ficou historicamente em segunda plano e se desenvolveu tardiamente. Isso reflete na atual situação do sistema educacional nacional, o qual enfrenta diversos desafios e necessita de melhorias e avanços.                No documentário '' Pro dia nascer feliz'', uma professora cita o que considera ser o maior desafio da atual educação brasileira: ''vive-se uma escola do século passado''. Sendo assim, a forma de ensino hodierna deve ser repensada para se adaptar à nova geração de alunos, seja com a inserção de tecnologias, reforma no ensino médio, adesão ao período integral e até ampliação da relação entre pais e escolas. Na Finlândia, país que possui um sistema educacional considerado um dos melhores do mundo, houve uma mudança radical na metodologia de ensino: as aulas tradicionais foram substituídas por projetos transdiciplinares feitos pelos alunos, onde o professor assume o papel de mentor. Logo, a atualização no modelo de ensino nacional é um recurso para a melhoria da área.                Segundo os conceitos da física, para que haja trabalho deve haver uma força atuante. De forma análoga, tem-se o professor (força atuante) em relação ao ensino (trabalho), consequentemente, esses profissionais precisam de boas condições para consumar sua ação, como a valorização com bons salários, melhores níveis superiores e respeito da sociedade. Apesar da recente aprovação do piso salarial para professores, essa ação sozinha não é suficiente. Em Luxemburgo, país que melhor paga esses profissionais no mundo, 100% dos habitantes com mais de 15 anos são alfabetizados. E na Finlândia e na China, também reconhecidas mundialmente pela qualidade da educação, há uma intensa valorização social dessas pessoas, mesmo sem tão altos salários. Por isso, o reconhecimento do valor dos professores é uma necessidade para a educação brasileira.                   Dessa forma, observa-se que o atraso no desenvolvimento da educação nacional ainda está presente na atualidade, fazendo-se preciso adaptar e atualizar as metodologias de ensino. Portanto, é necessário que o MEC invista em projetos que busquem o aperfeiçoamento da educação brasileira, como a Reforma do Ensino Médio, a adesão ao períodos integral e a melhoria nos cursos de licenciatura, já que, como disse Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Além disso, as mídias devem tentar conscientizar a valorização dos professores na sociedades com campanhas publicitárias, tendo em vista que esses profissionais são os formadores dos cidadãos do país.