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Enviada em: 01/04/2017

A escola é o primeiro local onde a criança aprende a desenvolver suas habilidades por meio do convívio social. No Brasil, o sistema educacional ainda apresenta falhas, acima de tudo, no ensino público, isso é comprovado com os resultados anuais do IDEB, abaixo das expectativas dos educadores e da Constituição, que o garante como um Direito Social. Nesse sentido, é preciso buscar alternativas para melhorar a qualidade do aprendizado, com o intuito de proporcionar mais oportunidades aos brasileiros.     Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. De acordo com essa citação do educador Paulo Freire, a educação é primordial, pois a partir dela a sociedade se torna ativa e promove mudanças. No caso do Brasil, o déficit nas escolas públicas atinge diretamente o mercado de trabalho e não insere o jovem em um contexto social favorável ao seu desenvolvimento, devido à carência de estrutura adequada, visto que abrange maior parte dos estudantes brasileiros.    Pensando nisso, foi criado o Programa de Educação Integral, visando aumentar o tempo de ensino. Porém, é preciso considerar a falta de estrutura que ainda permanece e o índice de estudantes que não se adequam à nova rotina. No Estado de São Paulo, as escolas tiveram um alto nível de desistência, que também afetou os professores, sem o preparo adequado para lidar com as transformações.  Portanto, medidas radicais como essa devem ser implantadas gradualmente, segundo a análise do Ministério da Educação, observando suas consequências negativas e corrigindo-as. Ademais, é dever do Estado estruturar devidamente as escolas com material de qualidade, preparar os profissionais e incentivar a prática de esportes, para que o estudante tenha bons rendimentos dentro e fora do ambiente escolar e cumpra as metas para o desenvolvimento do Brasil.