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Enviada em: 19/06/2017

Segundo o filósofo Platão, o ser humano vive no mundo sensível das ideias e necessita alcançar o inteligível para contemplar o conhecimento. Com isso, o ideal de uma instituição de ensino público de excelência, através do apoio das tecnologias e de melhorias na metódica estudantil, são um nítido exemplo do inteligível de milhares de alunos devido à muitos "insensíveis" políticos do país, o que impõe uma reformulação educacional.          É inegável que o apoio ao uso das tecnologias no âmbito escolar são ações viáveis à criticidade e ao apoio cognitivo estudantil. Todavia, conforme a pesquisa Tic Educação, a situação deficitária dos aportes tecnológicos nas escolas públicas implicam na subutilização destes em sala de aula. A exemplo, poucos equipamentos, além da baixa velocidade dos provedores de internet - em algumas instituições, menos de 2 mega-bytes e restrito à direção- , induzem  assim à uma reversão deste quadro.        Além disso, a reformulação do ensino a fim de concatenar os discentes aos parâmetros educacionais globais é algo primordial. Prova disso, dados do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa), em 2016, mostram que o Brasil está entre as piores colocações do ranking mundial em matemática, ciência e leitura. Logo, foi aprovado esse ano a reforma do ensino médio com a alteração na carga horária e flexibilização de 40% desta por disciplinas selecionadas pelos alunos, de acordo com sua predileção, com o intuito de um ensino mais inclusivo e dinâmico.      Diante dos fatos expostos, para promover benefícios a educação nacional, é imprescindível ao Senado a aprovação da chamada "Lei Rouanet do Ensino", em que possibilita investimentos através de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Assim, melhorias na estrutura, como salas de mídia e de computadores, além de laboratórios e afins, serão viabilizadas. Somado a isso, o trabalho mútuo entre escolas e Secretaria de Educação com o propósito de divulgar e incentivar gincanas, saraus e olimpíadas estudantis, e portanto aliar teoria-prática na elucidação dos conteúdos, são meios essenciais à "sensibilização" do ensino nacional.