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Enviada em: 19/04/2017

A educação é um processo de aprender,de ensinar e de desenvolver as competências e habilidades de um indivíduo. Sabe-se que no Brasil o desempenho escolar é baixo, especialmente nas escolas públicas de ensino médio, fator comprovado por meio de dados divulgados pelo Ministério da Educação. Diante desse cenário, verifica-se que inúmeros estudantes trazem déficits dos anos iniciais de mudanças são necessárias em prol da qualificação no sistema educacional do país.   Segundo o pedagogo, Paulo Freire, "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Assim, a educação é o resultado de ações conjuntas e dentre elas a mudança estrutural do ensino aplicado na sala de aula, é importante. Desse modo, os problemas enfrentados são a inadequação curricular a realidade contemporânea, somados a má formação de alguns professores e a gerência imprópria de recursos financeiros.     Com isso, a adequação curricular no país que deveria ser realizada por estudiosos da área educacional é exercida por editores e professores resultando assim nas disparidades existentes e na ineficiência do aprendizado. Além disso, a formação de alguns professores é defasada, já que, estes não conseguem transmitir conhecimento e nem estimular as competências e habilidades dos alunos. Ademais, a maioria das escolas encontram-se  em péssimas condições gerenciais e estruturais, aliás, com horários vagos devido à faltas repetitivas da equipe de trabalho.     Portanto, ao governo cabe a escolha de uma equipe qualificada para a definição do currículo nacional, já que, excesso de disciplinas não auxiliam. Dessa maneira, a adequação no currículo dos professores também é importante, em prol de torna-los capazes de atuar eficientemente na sala de aula. Assim, cursos práticos e funcionais devem ser oferecidos a equipe de trabalho com intuito de aprimora-los para os cargos. Ademais, a sociedade e as empresas podem auxiliar na ampliação e na melhoria  do espaço de convivência da escola.