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Enviada em: 31/03/2017

Título: O sistema educacional do Brasil: alternativas para melhoria  Desde o início do ano de 2017 as grandes emissoras de TV vêm veiculando que o Ensino Médio brasileiro passará por reforma: tentativa de melhoria para a formação de nossos futuros trabalhadores. Porém, há necessidade de investigar-se outras alternativas para que o sistema educacional garanta um efetivo futuro melhor.  Uma delas é lembrar que educação é direito estabelecido pela Constituição Federal vigente, e que é dever do Estado e da família com a colaboração da sociedade garanti-lo, sendo impossível diante da Lei que responsabilizar este ou àquele órgão por sua falência: o Estado, a família e a sociedade deverão trabalhar em conjunto.  Ademais, trazendo a educação ao contexto de modernidade líquida do sociólogo Zygmunt Bauman, onde o mesmo estuda a fluidez ao invés da fixidez das relações em nosso mundo contemporâneo, deve-se entender que por mais benignas as mudanças das tradições e quebra de paradigmas sejam, também ocorre a volatização dos conceitos, do que entende-se por certo ou errado torna-se relativo e sob a ótica individual, e a educação é um dos pilares das quebras de incertezas e inconstâncias que a falta de referências gera, e nesse ponto, entra a família inserida na escola.  Portanto faz-se justo que família - leia-se sociedade como um todo- e o Estado - representado pela escola e secretarias da educação- analisem o processo educacional da base através da reintrodução de  matérias como educação cívica em linguagem atual e criativa para melhorar o amor à pátria e cidadania; exijam melhora da remuneração e requalificação de professores da rede pública através de demonstrações públicas e petições entregues a prefeituras e governadores de estado e introduzam a escola nas atividades dos bairros que se localizam, através de projetos de cunho desportivo ou ambiental, colocando estudo como parte do cotidiano. São ações que estão ao alcance de todos os envolvidos nessa melhoria.