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Enviada em: 03/04/2017

Educação básica já qualifica o profissional Tímida participação dos pais no ensino do filho, pequeno incentivo à qualificação dos professores e aulas que não estimulam o interesse ao aprendizado pelo aluno são algumas das possíveis razões que torna o Brasil um dos piores países em rankings mundiais que avaliam o desempenho de estudantes em solucionar questões do ensino básico. Essa comprometida bagagem educacional pode gerar aos alunos dificuldades futuras ao ingressar no mercado de trabalho, bem como, baixo número de profissionais que possam contribuir com o avanço técnico-científico e informacional do país.  Esse quadro alarmante demonstra que apesar de estudarem, por cerca de 9 anos, os jovens saem do ensino fundamental tendo dificuldades em compreender questões básicas de matemática, de interpretação de texto e ciências. Tal lacuna no aprendizado pode ser preenchida por meio da aproximação entre a comunidade, pais e profissionais da educação, pois uma vez que a escola torna-se um local que estimule o interesse pelo aprendizado por meio de projetos pelo qual o aluno possa se engajar, tal como ocorre em exposição de feiras de ciências  abertas à comunidade, apresentações teatrais de uma obra literária e visitas a museus. Além disso, é imprescindivel o apoio da secretaria da educação à reciclagem dos cursos dos professores a fim de auxilia-los a ministrar aulas com diferentes recursos pedagógicos, tais como as aulas de informática. Pois em um contexto mundial em que elevado número de informações e descobertas são geradas diariamente tornam-se excelentes ferramentas para atrair o interesse do aluno pelo aprendizado.  Tendo em vista que seja em um curso técnico ou superior é a qualidade de ensino, obtida durante a vida escolar, que será essencial para determinar a qualificação futura do profissional. Nesse contexto, é de grande importância a adoção de medidas para atrair o interesse do estudante pelo conhecimento e, dessa forma, qualificá-lo para conduzir o país no futuro.   para o compreendimento de quaisquer área de conhecimento ocasionam, muitas vezes, o comprometimento do processo de escolha profissional, o que acarreta em profissionais pouco qualificados para contribuir com o avanço técnico-científico e informacional do país.