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Enviada em: 01/04/2017

vencendo desafios na educação A crise do sistema educacional brasileiro tem origem nas tentativas de superação de um modelo já em desuso em diversos países, que é a chamada "educação bancária", onde a escola está preocupada em ensinar, e não em fazer o aluno aprender a pensar. Esse modelo arcaico já não satisfaz as necessidades de desenvolvimento e evolução do conhecimento. Embora se afirme que o Brasil é um país de sucesso em índices de avaliação da educação, não se pode ignorar o fato de que os verdadeiros papéis de educando e educador precisam ser revistos, no sentido de que deve haver maior incentivo a produção de conhecimento, deixando de ser uma simples reprodução e passando a ser a real valorização do indivíduo e do mundo que o cerca, levando a novas possibilidades e visualizações.  Além disso, faltam planejamento e estrutura adequados para um bom desenvolvimento do país frente à realidade de muitos alunos e professores que convivem com a desigualdade social e falta de politicas públicas, contribuindo para o retrocesso e atraso na educação, o que compromete um direito que é inerente a pessoa humana e fere o princípio máximo do estado democrático que é a dignidade. Diante disso, são necessárias medidas para resolver o impasse e superar a imposição de um conhecimento dito fundamental. Os educadores devem ser incentivados através do reconhecimento, seja financeiro, moral ou político, a sensibilizar o indivíduo para o objeto de estudo, tanto na educação formal como na informal, levando-o a sua função de escolher o que gosta e refletir sobre o mundo em que vive, ou que deveria viver.