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Enviada em: 02/04/2017

O Brasil é terra pátria de um dos mais conceituados educadores do mundo, Paulo Freire. Seu legado mais importante foi o método de alfabetização popular que visava uma educação ética e inclusiva. Não obstante, o sistema educacional ainda encontra gargalos referentes a falta de excelência e equidade na sua aplicação que, somados a aspectos socioculturais, colocam em xeque a consagração dos ensinamentos freirianos.                Acima de tudo, todos têm direito a educação assegurados pelo 26º artigo da DUDH. Apesar de existir no Brasil um sistema que inclui o ensino público do primário até a universidade, ainda persistem problemas estruturais básicos que impedem a inclusão e alfabetização de todas a crianças na idade certa, igualmente, de ter um corpo docente completo e engajado. Além disso, existe uma discrepância na qualidade do serviço de acordo com a região do país. Isso pode ser observado nos exames de proficiência tal como o IDEB (nacional) e o PISA (internacional) os quais concluíram que as regiões mais ricas apresentam melhores notas. São necessárias ações visando essa equiparação.           Indubitavelmente, aspectos socioculturais interferem no processo de ensino-aprendizagem. Desses, o mais importante é o contexto familiar que a criança está inserida. Verifica-se que em um núcleo cujos pais estão alinhados com o próprio aperfeiçoamento profissional apresentam filhos que têm um melhor desempenho na escola. Da mesma forma que as crianças as quais dispõem de muitos livros, ambiente de estudos e acesso a internet. Consequentemente, são famílias que apresentam maior valor aquisitivo e escolarização. Fato observado pelo PISA.                De certo, os primeiros passos já foram dados pela busca da excelência educacional. Só para ilustrar, tem-se o Plano Nacional de Educação (PNE), o qual é constituído de vinte metas. Uma delas propõe que 10% do PIB seja destinado a alavancar o ensino público.                      Em suma, é imprescindível que as Secretarias Municipais e Estaduais de educação e Infraestrutura façam uma vistoria nas escolas bem como empossem aprovados na lista de reserva como prática fim de melhorar a estrutura escolar e completar o quadro de profissionais. Outra medida necessária é de aprimorar gratificações para escolas com bons índices no IDEB como meio para incentivar o engajamento do seu corpo docente e diminuir as desigualdades regionais. Além disso, precisa-se de famílias "educógenas" ou seja, que incentivem a leitura de seus filhos e sejam coparticipes da vida escolar deles. Somando-se esforços, os legados de Paulo Freire poderão ser observados amplamente no ensino do seu país.