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Enviada em: 03/04/2017

Ao longo do processo de formação do Estado brasileiro,do século XVI ao XIX, Padre Anchieta deu início a catequização aos índios.Durante os anos seguintes, a educação antes católica, sofreu algumas transformações até emergir a pedagogia atual aplicada. No entanto, as estratégias de ensino utilizadas nos dias de hoje mostram-se arcaicas e limitadas, diante da juventude tecnológica e contemporânea vigente. Com isso, surge problemas atrelados ao sistema educacional brasileiro como o baixíssimo rendimento nos estudos e alta evasão escolar .  É indubitável a situação vergonhosa vivenciada na educação brasileira. Neste contexto, segundo relatório da (OCDE), 1,1 milhão de estudantes brasileiros não têm capacidades elementares de compreensão , nem conhecimentos essenciais de matemática e ciências.Dentro desta ótica,segundo Mahatma Gandhi, '' temos de nos tornar a mudança que queremos ver ''. Seguindo esta linha de pensamento,pode -se utilizar a tecnologia como aliada , com o intuito de dinamizar as aulas e aumentar a aprendizagem dos jovens .  O currículo inchado e a ausência de ensino técnico integrado representam alguns dos motivos do abandono escolar . Neste âmbito , de acordo com filósofo Imannuel kant "É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.". De maneira análoga , é possível perceber que a desistência dos estudos rompe com este intuito de desenvolvimento, haja visto que o Brasil , tem a terceira maior taxa de evasão escolar , conforme dados da Pnud .Dessa forma reduzir disciplinas demasiadas e facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho, são propostas plausíveis para gradativamente reduzir o número de alunos fora do ambiente escolar.   Entende-se, portanto que algumas medidas devem ser tomadas para aperfeiçoar o sistema educacional brasileiro. Propostas educacionais devem ser promovidas pelo Ministério da Educação e cultura para capacitar o corpo docente das escolas públicas a lecionar com o auxílio tecnológico, com intuito de complementar a base curricular vigente , melhorando a interatividade em sala, por meio dos computadores, já existentes em salas de informática das escolas. Ademais , análises minuciosas devem ser realizadas pelas equipes de especialistas ligadas ao (MEC), com o fito de planejar e garantir que disciplinas excedentes sejam retiradas e cursos técnicos profissionalizantes possam ser incluídos para os jovens , por meio de parcerias público - privadas , podendo assim melhorar a educação no Brasil .