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Enviada em: 04/04/2017

Instituições de transformação social   Após a Segunda Guerra Mundial os atuais países desenvolvidos apostaram na educação para se reestruturarem do ponto de vista econômico e social. Diante disso, fica evidente que o Brasil só progredirá quando melhorar o seu sistema educacional, haja vista a situação precária do ensino e das instituições nacionais.   Segundo especialistas os primeiros anos escolares são os de maior relevância no que se refere a formação dos alunos. Porém, o ensino básico brasileiro tem mostrado-se ineficiente, uma vez que tanto professores quanto os pais não incentivam as crianças a desenvolverem o hábito de estudar e ler. Dessa forma, os estudantes chegam ao ensino médio sem dominar conhecimentos básicos como a leitura, escrita e operações matemáticas, tal problemática rebaixa cada vez mais a posição do Brasil nos rankings mundiais de edução.   Ainda convém lembrar que as escolas brasileiras - principalmente as públicas - são má estruturas, tendo em vista que a maioria delas não são possuidoras de laboratórios, salas de informática, bibliotecas, áreas de lazer e quadras poliesportivas. Além disso, os baixos salários e a elevada carga horária impede que os professores dediquem-se as necessidades dos alunos. Assim, o estudante brasileiro sai da escola incapacitado para o mercado de trabalho assim como para à vida em sociedade.   Portanto, é necessário adortar alternativas para melhorar o sistema educacional do Brasil a fim torná-lo um país decente. Para tanto, os pais devem cultivar em casa o interesse dos seus filhos pelo estudo. Os professores, por sua vez, devem ser mais bem remunerados e terem a sua carga horária reduzida a fim de conseguirem dar o devido apoio ao aluno. Por fim, o Ministério da educação deve fazer investimentos na construção de novas escolas assim como na estruturação das já existentes, possibilitando a implantação do ensino de tempo integral e de qualidade.