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Enviada em: 04/04/2017

É notório que o sistema educacional brasileiro necessita de melhorias, principalmente  em relação as escolas de ensino fundamental e médio. Dentre tantos aspectos relevantes, temos: a falta de infraestrutura escolar para que haja manutenção da estadia do aluno na escola e a falta de aparatos tecnológicos que deixam as aulas mais atrativas.         Sabe-se que turnos de ensino integral melhoram o desempenho dos alunos. Todavia, muitas escolas não apresentam infraestrutura necessária para que seja empregada tal ação, uma vez que as nossas precárias instituições de ensino não tem capacidade para acomodar seus alunos por mais um período, pois não há espaço adequado para a presença de todos eles e também há falta de profissionais especializados para o grande contingente estudantil. Desse modo, o período integral só agrega aprendizagem aos estudantes, mas para que seja possível é necessário a melhoria estrutural escolar.          Além disso, o emprego da tecnologia para as salas de aula acarreta em um ambiente moderno de ensino, tais aparatos tecnológicos como: "tablets", "smartphones" e computadores são excelentes atrativos para que alunos se interessem mais nas aulas. Essa tecnologia que já é muito presente na vida dos alunos como lazer, ganha um significado novo como um auxiliar nos estudos e com isso potencializam a experiência de aprendizagem escolar. Sendo assim, a tecnologia usada de maneira correta pelos professores e estudantes é uma excelente alternativa para melhorar o sistema de ensino.           Como se vê, no Brasil há carência de melhorias no sistema de ensino e alternativas cabíveis para reformá-lo como a ampliação da infraestrutura escolar e o implemento de tecnologias para o ensino, podem ser tomadas. Portanto, o governo por meio de competências regionais e municipais deve modificar a estrutura física das escolas para implantação de períodos de ensino integral e os professores devem realizar a integração de aparatos tecnológicos durante suas aulas.