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Enviada em: 25/04/2017

A importância da educação para o desenvolvimento do Brasil é um fato incontestável, tornando a procura por alternativas que busquem a melhoria do sistema educacional brasileiro uma questão de extrema urgência. Para que soluções para tal problemática sejam encontradas, a análise do que causa o fracasso do atual modelo é necessária.    Inicialmente, é preciso constar que a escola, seguindo o modelo vigente, geralmente não é atrativa ao aluno. Essa afirmação pode ser comprovada por meio das altas taxas de evasão escolar, resultantes, muitas vezes, do desinteresse do aluno com a escola e o processo de aprendizado, que é agravado pelo problema de infraestrutura presente na maioria dos colégios públicos brasileiros, atestando uma falha da instituição de ensino. Isso demonstra o quão desconectada a escola atual é com seus estudantes, tornando necessária uma gestão que reconheça as suas dificuldades e os apoiem.    Além disso, nas escolas brasileiras, em maioria, há um descaso com as atividades extracurriculares. As manifestações culturais e os esportes, essenciais para a formação de senso crítico e compreensão da vivência em sociedade, são comumente deixadas de lado pela maioria dos colégios, refletindo a falta de valor dado pela sociedade brasileira à essas atividades. Além disso, também denuncia o maior problema do atual modelo de educação básica - o foco no vestibular, ao invés da formação de cidadão.    Portanto, é necessário que haja um maior investimento por parte do Estado destinado à educação, visando melhorar as falhas de infraestrutura presentes em uma grande quantidade de escolas públicas e que a gestão escolar promova mudanças na metodologia de ensino com ajuda dos professores e estimule a presença de atividades extracurriculares na instituição, tornando a experiência escolar mais prazerosa ao aluno. Assim, o povo brasileiro como um todo terá acesso a educação de qualidade, que acompanha as transformações sociais, culturais, políticas e econômicas do tecido social e estimula a formação crítica e reflexiva. a