Materiais:
Enviada em: 13/04/2017

Contemporaneidade educacional           Segundo especialistas, como Mario Sérgio Cortella, a educação no Brasil está em um momento de crise. Em momentos difíceis, além de buscar as causas da situação, é necessário unir forças a fim de que cada parcela envolvida possa contribuir de maneira eficaz no desenvolvimento de soluções.            A educação é fruto de uma relação entre a escola, família, sociedade, governo, religião, dentre outros. Quando pensamos em falhas no sistema educacional, erroneamente é atribuído culpa maioritária às escolas, visto que, o restante do conjunto apresenta graves falhas. A falta de investimentos por parte do governo, acarreta em instituições com estruturas precárias e tecnologicamente defasadas. O salário baixo dos educadores, praticamente impossibilita o acesso a cultura, cursos e especializações. Aliado a isso, o ritmo da sociedade e as necessidades financeiras, faz com que os pais não disponibilizem o tempo necessário para auxiliar o desenvolvimento dos filhos.           Nesse sentido, faz-se importante para iniciar uma transformação, uma modernização no sistema. Seguindo a tendência contemporânea, um aporte tecnológico nas escolas, em que os pais, professores e alunos, possam trocar informações e conhecimentos, poderia colaborar para maior interesse do jovem, e participação dos pais. Paralelo a isso, grupos que trabalhem o uso de eletrônicos em diversas áreas, colocariam a escola novamente em sintonia com a sociedade.        Portanto, cabe ao Estado, aumentar o investimento em educação e fiscalizar através de exames a eficácia do sistema educacional. A família, como responsável pelo indivíduo, tem de desempenhar o seu papel, auxiliando o jovem. Além disso, ong's, aliadas com a mídia, teriam papel fundamental realizando trabalhos para relacionar tais setores, buscando uma maior aproximação, e assim, melhores resultados.