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Enviada em: 26/04/2017

Para o filósofo Emmanuel Kant , o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Nesse sentido , observa-se a importância do ensino que é um direito básico e de extrema relevância para a formação do indivíduo enquanto cidadão.No entanto, no Brasil , a educação é excludente e de má qualidade principalmente nas redes públicas. Para melhorar esse quadro é necessário investimentos em infraestrutura para garantir uma educação de qualidade à todos.   Nos anos 1980 , a constituição federal de 1988 , conhecida como constituição cidadã , assegura a educação como um direito de todos e dever do Estado. Porém , a própria formação histórica do país dificulta o processo, visto que , desde período pré - colonial a educação realizada pelos jesuítas já era  restrita aos filhos dos colonos da elite, enraizando culturalmente a elitização do ensino.Atualmente,a educação de qualidade muitas vezes é restrita às pessoas com poder aquisitivo. Atrelado à isso , a falta de infraestrutura  e a desvalorização dos professores  acabam muitas vezes frustrando os mesmos que acabam não exercendo com excelência sua profissão.     Nesse viés, uma  consequência desse processo é a falta de interesse , principalmente dos jovens de famílias mais pobres de frequentar à escola. A falta de conforto mínimo no ambiente escolar como falta de cadeiras e salas dignas atreladas ao avanço da tecnologia principalmente no entretenimento acabam por desestimular o acesso à escola. O reflexo disso é a formação de pessoas sem consciência  crítica e intelectual ,atributos que deveriam ser estimulados pelo professor em condições viáveis.  Portanto , cabe ao Ministério da Educação investir cada vez mais em infraestrutura nas escolas públicas visando crias bases para um ensino digno e tão bom quanto ao ensino de escolas particulares.Ademais, a família  por meio de conversas deve valorizar cada vez mais o papel da educação na sociedade. Tais medidas melhorariam a educação no Brasil