Materiais:
Enviada em: 20/06/2017

Discute-se muito, na sociedade atual, alternativas para melhorar o sistema educacional brasileiro. Por mais que não pareça, essa questão envolve muito mais aspectos fora da sala de aula do que se imagina, como a participação dos pais na vida escolar dos seus filhos e a inserção de novas tecnologias na escola. Ao se debater o sistema educacional, deve-se falar de como deve ser exercido esse acompanhamento escolar de crianças e jovens e como se deve ensinar. Em primeiro lugar, é mais do que clara a importância da família tanto no processo de aprendizagem cognitiva quanto no de desenvolvimento socioafetivo. Visto que a família é a primeira agência de contato e controle social e que há a necessidade de se estimular a autoestima das crianças e dos adolescentes por meio do reforço positivo, torna-se essencial que o núcleo familiar busque participar ao máximo da trajetória escolar do aluno. Isso se dá através do incentivo da realização das atividades propostas em sala de aula. Em segundo lugar, a inserção de novas tecnologias na educação representa a evolução do aprendizado. Através de métodos mais interativos, que instigam os alunos a quererem saber mais, o acesso à internet, por exemplo, aumenta a autonomia e o protagonismo da criança e do adolescente em sala de aula. Embora deva-se tomar cuidado com o modo como essas ferramentas são implantadas, é imprescindível que essas novas tecnologias sejam aplicadas para desenvolver a consciência cidadã e a responsabilidade nos estudantes. Conclui-se, portanto, que tanto a presença dos pais quanto de novas tecnologias e meios de ensino (mesmo que esses últimos tenham seu lado negativo) faz-se extremamente necessário no sistema educacional brasileiro. Para isso, devem ser realizadas ações conjuntas entre a família e o Ministério da Educação. A primeira deve buscar acompanhar o máximo possível seus herdeiros durante a aprendizagem, enquanto o segundo deve destinar um número maior de investimentos na aquisição de novas ferramentas de aprendizagem e capacitação de profissionais. Afinal, como disse Immanuel Kant, "é no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade".