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Enviada em: 04/05/2017

Com a avanço da globalização e da revolução técnico científica, as pessoas passaram a ter uma ampliação no acesso de informações, não mais encontrando-as apenas nos livros, mas também em fontes virtuais por meio da internet. O Brasil não fica para traz nessa evolução, e em meio a tanto conhecimento, encontra-se uma instituição capaz de auxiliar na transmissão do mesmo aos jovens: a escola. Nesse contexto, podemos inferir sobre o poder de transformação da leitura. Antigamente, percebia-se que a leitura era tida como algo elitizado, com sua utilidade voltada ao "passa tempo" da elite, como evidenciado na escola literário do Parnasianismo. Com o surgimento das gráficas, o acesso aos livros ampliou e hoje, contamos até com livros virtuais que contribuem para a aquisição de conhecimento e principalmente para a alfabetização do sujeito social por meio do estudo.  Assim, o sociólogo Pierre Bourdieu fala sobre a importância da influência familiar para o sucesso escolar dos jovens e o interesse pela leitura e pelo aprendizado. Ao dizer que os pobres em capital econômico e cultural tendem não a investir e nem acompanhar seus filhos no âmbito escolar por não acreditarem que isso passa trazer futuro, mostra-nos como a falta de incentivo dos pais prejudica no aprendizado e na formação do sujeito social, que não se interessará pelo conhecimento e se tornará uma pessoa menos sociável e não desenvolverá uma mentalidade crítica. Ainda convém lembrar, que as diferentes classes sociais possuem um acesso diferente às oportunidades no futuro, visto que os detentores de capital podem pagar por um ensino diferenciado ao acreditarem na carência do ensino público, além de terem um fácil acesso a livros, artes, cultura eles investem pesado na educação dos filhos. Sendo assim, o ministério da educação precisa melhorar o ensino público por meio de reformas nas grades curriculares da escolas buscando garantir uma igualdade de oportunidades para todos. Em adição, a família deve estimular o ensino e a alfabetização dentro de casa, por meio do diálogo e do acompanhamento escolar dos filhos. Por último, é necessário que que as escolas proponham debates e palestras sobre a importância da leitura para a formação do indivíduo por meio de projetos pedagógicos. Ainda convém lembrar que