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Enviada em: 29/05/2017

Surgido no século XIX na Europa e passando por várias mudanças desde que foi implementado, o modelo de sistema educacional brasileiro é considerado precário devido a uma série de fatores como baixos investimentos do Estado, grande desinteresse dos alunos em aprender e o currículo escolar julgado como ultrapassado. Diante disso medidas para melhorar esse sistema são imprescindíveis para garantir uma formação de qualidade para os estudantes.      Avaliando dados do Ministério da Educação (MEC), concluiu-se que a média geral no exame nacional do ensino médio, o ENEM, no ano de 2016 foi de aproximadamente 500 pontos, classificado nota insuficiente para um indivíduo que estudou maior a parte da vida. Isso é reflexo de um método ineficiente do Estado para a aprendizagem, principalmente em escolas públicas, em que a nota é ainda menor, e mesmo assim pouco se faz para aprimorar o âmbito escolar pois o governo investe pouco na educação.     Diante disso, a escola não tem recursos para melhorar as aulas e estabelecer um ambiente mais agradável a fim de despertar o interesse e a criatividade, somando a isso o professor que detém de um péssimo salário não se sente motivado a buscar novos métodos de aprendizagem. Ademais quando analisado o currículo escolar do ensino médio no Brasil, nota-se uma grande quantidade de matérias desnecessárias, principalmente nas áreas das ciências, são matérias que não agregam na formação do aluno e não são aplicados no cotidiano, além disso vê-se assuntos que são extremamente significativos não sendo aprofundados e aplicados, assim não tendo a devida importância, e isso somente faz com que o discente se sinta desmotivado a aprender pois carregará uma grande bagagem de temas que não terão utilidade em sua vida profissional.      Diante disso, assim como pontuou o filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele, seguindo essa ideia o MEC deve promover uma pesquisa nas escolas públicas e privadas com o intuito de discutir com os alunos sobre alternativas para melhorar o sistema educacional para assim chega a uma conciliação e aplicar medidas que agradará a maioria. Além disso o Governo Federal deve disponibilizar mais recursos no âmbito escolar e aumentar salários dos educadores e incentivá-los a projetar novas técnicas a fim despertar além do interesse a aprender, a criatividade e as inovações na formação do estudante. Também, o MEC juntamente as melhores universidades vão direcionar pesquisadores, cientistas e doutores para promover uma reforma nas disciplinas obrigatórias do ensino médio com o propósito de excluir o que for apontado como supérfluo e adicionar temas atrelados com o cotidiano, tecnologia e atualidades no mundo.