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Enviada em: 15/06/2017

A falta de vagas e precariedade na infraestrutura são alguns motivos da defasagem do ensino brasileiro. Entretanto, os maiores desafios se encontram, principalmente, na didática e na importância dada para a educação básica. Sendo assim, são necessárias mudanças.       De acordo com o psicólogo Howard Gardner, o conceito de inteligência não é uno, envolvendo intelectos pouco valorizados nas escolas brasileiras, como a inteligência interpessoal e artística. Muitos alunos se desestimulam por não possuírem as qualidades que o sistema valoriza.       Outro contribuinte pra o desinteresse é a falta de alinhamento entre cotidiano e conteúdo ensinado. Os alunos que não se identificam com as temáticas abordadas acabam dando pouca importância à educação, fato que contribui para evasão escolar. A Finlândia, com a melhor educação do mundo, estimula os outros intelectos, tirando o foco único das ciências.       A disposição das carteiras na sala torna os alunos passivos no processo de aprendizagem, resultando no desinteresse. Diante do fato, muitas escolas adotaram o modelo em U, com o professor no meio da sala e os alunos ao redor. Essa organização contribui para a interação aluno-professor, estimulando, inclusive, o pensamento crítico.       O investimento na educação é desigual, gerando disparidades entre as região, fora as divergências entre educação privada e pública, onde a primeira garante uma formação melhor. Como 80% dos estudantes são do ensino público, o governo deve tomar medidas para que a situação mude.      Além do aumento nos investimentos, que iriam melhorar a infraestrutura e aumentar o número de vagas, o Estado deve investir no treinamento dos professores, para que sejam capazes de interdisciplinar e contextualizar os assuntos. Os governos estaduais e municipais devem buscar igualar a qualidade das escolas com a melhor gestão do investimento. Por fim, é necessária a reforma do ensino por parte do Ministério da Educação, conferindo maior relevância às habilidades de vida, como, por exemplo, relacionamento interpessoal.