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Enviada em: 06/06/2017

Paulo Freire o mais célebre educador brasileiro, acreditava que o maior objetivo da educação é conscientizar o aluno. Isso significa dizer, que em relação às parcelas menos desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender o seu papel e agir em busca da própria liberdade. Entretanto, a educação brasileira aponta para uma realidade contraria ao pensamento de Freire. A má qualificação dos professores e a vasão escolar é um dos problemas do sistema educacional do Brasil.    Antes de tudo, é possível considerar que, o modelo de gestão e, sobretudo, o papel dos gestores tem impacto significativo na aprendizagem. Nesse viés, a situação-problema comum nas escolas públicas é a falta de qualificação dos profissionais tanto na sua disciplina como na informática  que afeta na formação dos alunos. Por conseguinte, se faz necessário a presença de uma equipe multidisciplinar qualificada promovendo avanço no aprendizado aos alunos de forma efetiva.     Outrossim, é cabível enfatizar que, a falta de planejamento e drogas ajuda na evasão escolar. À apatia escolar de crianças e adolescentes é gerado pela didática inadequada e falta de cultura, esportes, dança e lazer que não fazem parte da malha interdisciplinar. Ademais, jovens sendo recrutados pelo tráfico de drogas, muitas vezes  começão a trabalhar no tráfico para ajudar a no orçamento familiar e deixam as escolas.     Fica claro, portanto que, o sistema educacional no Brasil precisa de mudanças para que exista um progresso educacional. Logo, o Poder Público deve promover capacitação dos professores através de treinamentos para ajudar a lidar com o novo perfil dos alunos. O Ministério da Educação (MEC), juntamente com ONG's como a Ayrton Sena devem implementar nas escolas projetos com introdução de dança, novos esportes e palestras com psicólogos e policiais para conscientizar o juvenil, juntamente com a família sobre o risco do tráfico de drogas, antes mesmo de cometeram. Some-se a isso investimentos no ensino, fazendo que a educação de Freire, seja uma realidade nas escolas do século XXI.