Materiais:
Enviada em: 18/09/2017

A situação da educação no Brasil é precária, uma vez que são altos os índices de atraso e abandono escolar. Segundo Kant, filósofo alemão, “o homem é o que a educação faz dele”, nesse sentido, percebe-se a relevância da escolarização na vida do ser humano. Dessa forma, a busca por diferentes caminhos com o intuito de mudar a realidade brasileira nesse âmbito é essencial para que haja melhora na qualidade de vida da população. Nessa perspectiva, para que ocorra tal avanço, é indispensável a integração dentro da comunidade escolar como um todo, além da gestão da tecnologia no método de ensino.       Define-se, nesse contexto, como ponto de partida o fato de que não há agregação entre as instituições de ensino e a família dos estudantes, sendo assim, essa falta de aproximação se reflete de modo negativo ao gerar desinteresse na vida escolar por parte das crianças. De acordo com o censo de educação básica de 2014, cerca de 8 milhões de jovens estão atrasados no ciclo escolar, devido a questões como reprovações e abandono escolar. Nesse viés, é indubitável a responsabilidade da escola no que diz respeito ao desinteresse pela realidade dos alunos, aliado à falta de acompanhamento dos pais na vida acadêmica de seus filhos. Esse quadro explicita a necessidade de cooperação entre ambos, a fim de haja melhoria no sistema educacional.       Outra questão relevante é o descompasso entre o método de ensino e a tecnologia presente no século XXI, evidenciado na forma descontextualizada como o conteúdo é ensinado. Em pesquisa realizada pela empresa Dell nos Estados Unidos, 85% dos professores afirmaram que a tecnologia permite que eles possam criar uma melhor experiência de aprendizado. Tendo em vista essa questão, é preciso que haja melhores condições de equipamentos tecnológicos nas instituições, tanto públicas quanto privadas. No entanto, é importante salientar que essa inserção deve ser realizada com uma logística ordenada, com formação adequada para os docentes, assim como preparo dos alunos para que possam se adaptar a essa modernização.        Por tudo isso, é necessário que haja um esforço coletivo para a adoção de medidas com vistas a mitigar os problemas expostos. Para tanto, é imperativo que as escolas e famílias elaborem um sistema de reuniões semanais para que se possa estabelecer uma proximidade entre esses setores, com o objetivo de melhorar as condições de educação dos estudantes. Ademais, governos estaduais e empresas devem estabelecer parcerias com o intuito de investirem na inserção e atualização das condições das ferramentas de ensino, para que se estabeleça uma equiparação entre aprendizagem e modernidade.