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Enviada em: 23/06/2017

Conforme assegura Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. No que se refere ao sistema educacional presente na sociedade brasileira, é notável a necessidade de mudanças, uma vez que o perfil dos alunos e professores, vem se modificando e estão sujeitos ao que chamamos de globalização.    Neste contexto, o que se observa é que os alunos estão no século XXI, os professores no século XX e o sistema no século XIX. Adaptações na educação, principalmente em uma sociedade onde o excesso de informação é cada vez maior, requerem uma aproximação do atual sistema com a tecnologia. O uso de computadores e aplicativos como meio de ensino, adequaria o ambiente educacional à realidade do estudante.    Diante do exposto, o educador também requer uma atenção maior, uma vez que estes são os grandes responsáveis pelo conhecimento adquirido durante à vida acadêmica. Diante disso, se faz necessário o incentivo dos mesmos, seja no apoio a reciclagem do conteúdo profissional ou cursos que os adequem a realidade infanto-juvenil atual.    Desta forma, melhorar o sistema educacional é também melhorar a sociedade em si. Implantação de medidas que incentivem o plano de carreira dos professores, como o aumento de salários, capacitação e bonificações são mudanças básicas, mas estimuladoras. A união entre o ministério da educação juntamente com o de tecnologia, a fim de se criar um programa de informatização das escolas publicas, aproximando aos que já possuem acesso a tecnologia das escolas e aqueles que não tem esse acesso possa tê-lo.