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Enviada em: 04/07/2017

A Grécia Antiga, foi uma das civilizações protagonistas no surgimento das ciências, onde foram desenvolvidas as primeiras formas de ensino, restrita as elites da época. Tais medidas disseminaram pelo mundo. Entretanto, apesar da democratização educacional no Brasil em 1970, fica evidente, não só a necessidade implantar mudanças no processo pedagógico, mas também tornar a relação da sociedade e escola mais efetiva  .                 Em primeiro lugar é preciso trazer a realidade do aluno para a sala de aula. A começar pelo uso da tecnologia, haja vista que ela pode trazer inúmeros benefícios,  tanto no aprimoramento pessoal, quanto no aprendizado. Isso porque as ferramentas modernas como computadores e celulares possuem recursos interativos que estimulam a atenção dos indivíduos. Dados divulgadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revelam decréscimo na taxa de reprovação nas instituições que aliaram os recursos tecnologicos ao ambiente escolar.  Além disso, adotar formas dinâmicas, passeios a museus e ampliação de aula pratica podem ser medidas que diminuirão os casos de evasão escolar, devido a um maior interesse.                    Outrossim, é essencial envolver a população no meio educacional. Inicialmente estimulando a presença dos pais nesses locais, através de reuniões e eventos, visto que vista que  a maioria deles não preocupam com essas questões, diante da correria e do trabalho exaustivo, esquecem muitas da vezes - de fazer manter esse acompanhamento. Segundo o Ministério da Educação quando  há participação ativa, a taxa de aprendizado dos filhos aumenta, tendo em vista que se sentem cada vez mais motivados a estudar. Ademais, como defende o filósofo e educador Mário Sergio Cortela, a falta da família contribui para defasagem na aquisição do conhecimento, e destaca a importância de manter essa parceria no sistema atual.                   Fica claro, portanto, a indispensabilidade de adotar novas alternativas no sistema instrutivo do país. Para isso, é preciso que a Receita Federal, aplique parte dos impostos arrecadados  na criação de laboratórios, centros de pesquisa e equipamentos tecnológicos que auxiliem os professores na aplicação do processo pedagógico, a fim de intensificar as formas de adquirir informação. Em consonância, o Ministério da Educação juntamente com o terceiro setor -composto por associações que buscam melhorias na sociedades-, devem promover campanhas e palestras voltadas aos pais, incentivando a participação dos próprios nas instituições educacionais, comprovando através dos dados os benefícios dessa relação. Por fim, que as soluções não passem apenas por ideias ou ideias e se concretizem.