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Enviada em: 17/07/2017

''Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda''. Essa frase do pedagogo e filósofo Paulo Freire deixa nítida a importância que a educação exerce para o desenvolvimento de uma nação. Entretanto, nos últimos anos, o pouco investimento nessa área tem contabilizado maiores taxas de desigualdade no sistema de ensino e, consequentemente, problemas para o âmbito social como um todo.     É importante pontuar, de início, que a distribuição das aplicações financeiras governamentais para a área da educação não ocorrem de forma igualitária. O que corrobora tal afirmação é o relatório emitido pelo Instituto de Desenvolvimento de Educação Básica, em que alunos estão saindo do ensino primário e fundamental sem exibir conhecimentos esperados para sua faixa etária (soma, subtração, adição, interpretação de texto, etc.), principalmente os da região Norte e Nordeste. Além disso, pode-se observar a falta de professores e materiais pedagógicos mais indispensáveis, como livros didáticos, e infraestrutura adequada na maioria das escolas do País.    Outrossim, é fundamental pontuar, ainda, que a falta de qualidade do ensino, ainda que implícito à primeira vista, é uma das causas do aumento da criminalidade e outras vicissitudes. O aluno quando não é valorizado no âmbito escolar permanece pouco tempo em sala de aula. Segundo o Ideb, o analfabetismo funcional é uma das primeiras consequências dessa chamada evasão escolar. Ademais, é notório que, em decorrência disso, os menores se tornem alvos fáceis para aliciadores do mundo do crime. Não é raro ver crianças, jovens e adolescentes entre bandidos contumazes, pondo em risco a segurança pública.Tal Realidade poderia ser diferente com investimentos em escolas de melhor qualidade, bem como na formação, qualificação e a valorização dos professores pela importante tarefa que exercem para a comunidade humana.     De modo a garantir melhor qualidade do ensino no Brasil, é preciso mais políticas públicas voltados para os supracitados problemas. É necessário investir, primeiramente, nas regiões Norte e Nordeste, em infraestrutura e bibliotecas, no intuito de uma melhor formação para os futuros cidadãos brasileiros. Em adição, é preciso ações conjuntas de pais, professores, diretores e prefeituras, em busca de possíveis formas para amenizar a problemática do sistema de ensino dentro de seu município, a fim de que os menores não sejam sucumbidos pela marginalidade. Quem sabe, assim, o sistema de ensino garanta uma futura sociedade transformada, conforme pontuou Paulo Freire.