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Enviada em: 21/07/2017

Desde as discussões nos mosteiros da Idade Média até os ensejos do Iluminismo, o ensino já era uma escolha devido ao seu poder de revolução social. Trazendo essa realidade para o Brasil, a sociedade hodierna convive com a problemática dos investimentos que devem acontecer no atual sistema educacional. Nessa perspectiva, é urgente considerar a falta de valorização aos professores e a baixa qualidade da educação. De início, convém analisar a forma como os profissionais da área educacional são desvalorizados. Em um país no qual ser professor é considerado algo estressante e pouco valorizado, muitos profissionais acabam perdendo o gosto pela profissão. Consequentemente, estes acabam abandonando ou executando sua função de qualquer forma, deixando de lado a sua função de ensinar. Ademais, não menos importante que a desvalorização dos professores, destaca-se a pouca qualidade do sistema educacional. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 97% das crianças brasileiras tem acesso às escolas, e apenas 8% dessas pessoas são consideradas plenamente capazes de entender e se expressar por meio de letras e números. Uma vez que, alunos que cursam o ensino médio e fundamental e mesmo assim saem com uma base bastante restrita de alfabetização, é notável a inserção de melhorias. Com a finalidade de realizar os investimentos que devem acontecer na educação brasileira, é dever, portanto, do Ministério da Educação agir com rapidez. Este precisa acompanhar o ensino e investir tanto na melhoria das escolas oferecidas à população, como na valorização dos professores que atuam nas salas de aula. Afinal, é preciso revolucionar o sistema educacional do país.