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Enviada em: 01/08/2017

A educação de qualidade sempre foi um problema no Brasil. Somente em 1808, quando o príncipe regente, D. João VI, chegou ao Brasil é que foi criada a primeira universidade em solo brasileiro e a cultura e as artes ganharam mais espaço. Mesmo assim, a educação era restrita somente aos mais ricos. Conforme o ensino foi se tornando mais popular começaram a surgir os problemas. Nesse contexto, há dois fatores que não podem ser negligenciados: a má gestão do Governo na educação e a defasagem do sistema educacional.    Em primeira análise, cabe pontuar que problemas no investimento do ensino contribuem para o déficit de aprendizado no Brasil, visto que o Governo não se preocupa em oferecer às escolas um aprimoramento dos recursos disponíveis do século XXI. Por exemplo, muitas instituições públicas não têm  acesso às tecnologias para melhorar o ensino como computadores, também não tem ingresso aos teatros, museus e laboratórios. Pior ainda: há escolas que não possuem a mínima infraestrutura necessária para bibliotecas, quadras e salas de aula. Em contrapartida, dados da Unesco mostram que países com melhores investimentos na infraestrutura da educação possuem os melhores índices de desenvolvimento social. Diante dessa situação, vê-se que uma das alternativas para melhorar o ensino no Brasil deve começar pela administração.    Ademais, convém frisar que a sistemática do ensino no Brasil é ultrapassada e não se adapta a dinâmica da sociedade da atualidade. Uma prova disso está em dados do MEC: o Brasil tem uma das maiores taxas de atraso e evasão escolar do mundo. Isso porque as escolas não estão se preocupando em manter as crianças nas escolas, modernizando o currículo de acordo com o talento de cada aluno. Cabe salientar que a matemática e o português são importantes, mas a música, teatro e artes marciais também são no desenvolvimento educacional do aluno. Nietzsche dizia: "a arte existe para que a verdade não nos destrua". Diante disso, fica claro que outra alternativa para aprimorar o ensino no Brasil é a modernização do sistema educacional.     Portanto, mediadas são necessárias para resolver o problema. É imprescindível que o Ministério da Educação invista em recursos de tecnologias nas escolas, por exemplo, salas de informáticas, bibliotecas digitais e espaços para aulas de artes(música, teatro e dança).Se necessário, poderia haver parcerias público-privadas  para implementar esses novos bens. Além disso, deve haver uma iniciativa da comunidade escolar que envolve o corpo docente e os pais dos alunos, em uma cooperação para esclarecer o papel fundamental que cada parte tem na educação da criança. Dessa forma, o Brasil estará caminhando para o melhoramento do sistema educacional.