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Enviada em: 17/08/2017

Com a chegada da família real no Brasil em 1808, foram criadas as primeiras escolas, as quais eram frequentadas apenas pela elite social, continuando o resto da comunidade à margem do processo pedagógico. Todavia, mais de duzentos anos depois, ainda é necessário promover melhorias no procedimento educacional brasileiro. Diante disso, deve-se avaliar o incentivo e participação da família no âmbito estudantil, além da metodologia de ensino, a fim de despertar o interesse do aluno para o conhecimento.  Em princípio, é válido enfatizar a importância da família como principal instituição social capaz de formar os valores e os hábitos de cada indivíduo. Nesse sentido, é fundamental que a criança conviva em um ambiente no qual os pais se interessam e participam do processo de educação, para estimular o aprendizado e fazer com que ela se desenvolva nas esferas escolares. Porém, segundo estudos feitos pelo movimento “Todos Pela Educação”, é visível a falta de atuação da família na vida estudantil, devido ao hábito de colocar a responsabilidade pela aprendizagem dos alunos integralmente a cargo da escola, o que determina o mau desempenho da criança no âmbito escolar.   Além disso, a escola também tem grande parte de relevância para melhorar a educação. No entanto, os métodos de ensino dos professores e a falta de didática para ensinar o conteúdo proposto, muitas vezes, não refletem a realidade em que os estudantes estão inseridos e, por conseguinte, faz com que esses considerem o aprendizado como algo desinteressante e obrigatório. Essa situação ocorre devido à má formação dos docentes, os quais não são bem preparados para ensinar, fato comprovado pelas pesquisas feitas na Fundação Carlos Chagas, cujas mesmas apontam que menos de 10% do conteúdo para a formação do professor é composto por metodologias de ensino.  Em síntese, devido à importância da educação para o desenvolvimento do indivíduo e, consequentemente, da sociedade é necessário tomar medidas para aperfeiçoar o ensino no Brasil. Dessa forma, as escolas devem convocar a família em seu âmbito com o objetivo de examinar e melhorar o desempenho dos estudantes através da ação mútua dessas instituições primordiais. Por sua vez, o Ministério da Educação deve exigir uma determinada parcela de estudos sobre sistemas de ensino nas universidades, a fim de formar bons docentes, capazes de estimular o aprendizado dos alunos, bem como o interesse por esse direito fundamental.