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Enviada em: 28/08/2017

Já dizia Euclides da Cunha: "O sertanejo é antes de tudo um forte". Não é à toa que representa a bravura do povo brasileiro, que vem lutando por melhorias sociais, aspirando uma educação qualitativa. Entretanto, muitos entraves têm sido enfrentados na busca dessa idealização. Para isso, é de primordial importância, a reformulação do sistema educacional, almejando o resgate dos princípios iluministas libertários.         Análogo à Filosofia das Luzes, Paulo Freire em seu livro Pedagogia do Oprimido, discute a "educação bancária", a qual formula-se a partir do mero depósito de informações ao educando, método que limita seu conhecimento e criticidade. Com esse fundamento, surge em primeiro plano, a necessidade de uma pedagogia reflexiva e analítica, alicerçada na práxis e na dialogicidade entre o educador e o aluno, de maneira a provocar o entusiamo pelo saber e não somente a obrigatoriedade social.        Outrossim, Bauman defendeu a importância do avanço tecnológico como aliado ao processo de ensino e aprendizagem. Contudo, tal conduta deve basear-se na busca científica de informações e fontes relevantes, desvirtuando o comportamento educacional líquido, o qual trata o saber como um movimento fluido, desprovido de integralidade. Em síntese, a nação necessita de métodos eficazes para a formação de cidadãos perseverantes, que não temem a luta, resistem até o fim.        Afinal, "Canudos não se rendeu, resistiu até o esgotamento completo". Em suma, a educação brasileira também não se renderá. Diante disso, é essencial que o Ministério da Educação atue na capacitação de professores a partir da pedagogia libertária que permeia o conhecimento dialógico e humanizado. Cabe à esfera federal a construção de unidades de ensino tecnológicas, objetivando a integração científica, a partir da busca informacional de alta relevância. Além disso, o governo deve aumentar os subsídios para o Programa Ciências sem Fronteiras, apoiando a internacionalização e amplificação do saber. Destarte, será possível uma ideologia educacional firmada na liberdade do pensamento e sabedoria.