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Enviada em: 28/04/2018

A Constituição de 1988 estabeleceu a universalização do ensino e deu um prazo de dez anos, a partir 1996, para que o analfabetismo fosse erradicado no Brasil. No entanto, quando o assunto é o analfabetismo funcional, muitas vezes, a educação disponibilizada para a população é ineficaz para garantir uma educação que acabe com essa problemática. Nesse contexto, deve-se analisar as infraestruturas das escolas e, também, a qualificação dos professores do ensino público.   Nesse seguimento, deve ser ressaltado a infraestruturas das instituições escolares. Desse modo, o filósofo Aristóteles afirma que, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, com a falta de infraestrutura das escolas rompe essa harmonia. Haja visto que, o ensino público apresenta diversos problemas como, por exemplo, falta de carteiras para todos os estudantes, materias didáticos desatualizados e em algumas situações a falta de merenda escolar e, tendo como consequência a evasão dos alunos da esfera acadêmica formando analfabetos funcionais.   Ademais, atrelado a falta de insfraestruturas dos colégios, a preparação dos docentes é um impulsionador desse impasse. Ainda sob esse ângulo, segundo o pedagogo Paulo Freire, acredita-se que a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo. Assim sendo, é indubitável a importância de preparar os docentes, que tem uma função educar e qualificar os jovens, assim garantindo uma educação de qualidade para todos os cidadãos. Dessa forma, reduzindo a taxa de analfabetismo funcional, que segundo uma matéria exibida pelo Jornal da Record, cerca de 50% da população brasileira entre 15 e 64 anos sabe ler e escrever, mas apresenta dificuldades no entendimento e na produção textual, caracterizando o analfabetismo funcional.  Urge, portanto, que mediante os fatos expostos, medidas devem ser tomadas, a fim de melhorar o atual panorama do impasse em questão. Destarte, o Ministério da Educação, em parceira com os Governos Municipais, deve promover o levantamento das escolas que necessitam de reparos e melhorias na sua infraestruturas, assim realizando as devidas melhorias de acordo com a necessidade apresentada em questão, levando em conta a atualização dos materias didáticos e com abastecendo adequadamente a merende, promovendo a revitalização das escolas no Brasi e evitando a evasão escolarl. Além disso, os governantes municipais, deve promover siminários de reciclagem com os docentes, com intuito de que os professores possa aprimorar os seus conhecimentos e levar para os estudantes uma educação de qualidade que possibilita uma maior absorvição entre os alunos. Dessa maneira, garantindo um ensino público de qualidade e formando cidadãos alfabetizados por completo.