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Enviada em: 03/05/2018

Com a criação da imprensa por Gutenberg,o acesso aos livros foi ampliado,aumentando assim,a demanda pela alfabetização. Contudo, mesmo com uma maior taxa de estudantes nas escolas, desde o referido período, alguns indivíduos não são capazes de compreender certos textos. Isso ocorre devido ao baixo incentivo a leitura e uma educação precária.       Segundo a Unesco o hábito da leitura pode ser passado de geração em geração através do costume de ler em casa e da tradição nacional. Contudo, os brasileiros não foram incentivados a praticar ela, e quando leem livros, são esses antigos que não despertam o interesse no adolescente. Dessa maneira, as taxas de analfabetos funcionais crescem devido a falta de conhecimento adquirido pelos não-leitores e a incapacidade de interpretação de texto.   Ademais, a educação vigente no Brasil impossibilita resultados satisfatórios em relação ao desenvolvimento intelectual da população.Isso ocorre devido a um ensino metódico - o qual não estimula a capacidade cognitiva de cada aluno - e a falta de estruturas adequadas,como laboratórios, salas de aula e professores capacitados. Como prova disso, tem-se a pesquisa realizada pelo Instituto Paulo Montenegro e pela Ação educativa a qual revela que o domínio da leitura vem sofrendo queda entre todos os entrevistados, tendo eles concluído o Ensino Fundamental.      Diante do exposto cabe ao MEC o incentivo à educação básica através da melhoria das estruturas físicas dos colégios e a capacitação de professores. Além disso, o método de ensino vigente deverá ser alterado para estimular o aluno a desenvolver seu próprio conhecimento por meio de aulas invertidas proporcionadas pelos docentes. Os pais também devem promover o hábito da leitura na criança desde cedo para que assim o analfabetismo funcional seja erradicado do Brasil.