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Enviada em: 16/05/2018

"Um povo ignorante é instrumento cego da própria destruição" Por meio da frase célebre do político Simón Bolívar é possível observar como a educação é importante à manutenção da sociedade. Todavia, o que se percebe na atual conjuntura da sociedade brasileira é o descaso com a educação de forma geral. Tal negligência faz com que persista um percalço conhecido como analfabetismo funcional, ou seja, a incapacidade de interpretação textual de algo que se lê. Dentre os fatores que potencializam este problema, cita-se: alfabetização tardia, ineficiência do sistema educacional e a falta de hábito da leitura por parte da população brasileira em geral.      Em primeira análise, destaca-se a alfabetização tardia como um dos fatores fomentadores a esta problemática. Isso acontece devido a desigualdade social existente no país, que faz com que muitas crianças não tenham acesso à educação na idade certa. Tal aspecto resulta em deficiências graves de aprendizado que prejudica o indivíduo durante toda a sua vida escolar. Como exemplo, cita-se a dificuldade na interpretação textual e na escrita. Outro aspecto a ser abordado e o fato de grande parte dos brasileiros não possuírem o hábito da leitura, o que acaba sendo um legado histórico-cultural de um país no qual durante muito tempo a educação e o acesso aos livros não eram direitos, mas sim privilégios de poucos.     Convém levar em deferência também que a ineficácia do sistema educacional brasileiro é um dos fatores que potencializam esse entrave, visto que muitos municípios não contam com escolas que possuam estrutura física e pedagógica adequada para atender aos alunos. Sendo muitas vezes, instituições sucateadas pelo descaso do poder público, e com propostas pedagógicas que estão longe da realidade da maioria dos estudantes, o que acaba aumentando os índices de repetência, evasão escolar e, por fim, analfabetismo funcional.       Destarte, é imperativo que o Estado, venha por intermédio de políticas públicas e investimentos pontuais resolver esta problemática. É imprescindível que os poderes executivos municipais, estaduais e federal venham investir mais recursos para construção de novos escolas corretamente equipadas e a restauração das já existentes  É indubitável também que se façam reuniões entre secretários e ministro da educação com professores para se chegar a uma proposta que atenda alunos e educadores. É de extrema importância também, que a escola e a família venham estimular a leitura entre jovens e crianças. Por fim, faz-se necessária participação da mídia e da iniciativa privada no processo de orientar a opinião pública sobre os benefícios da leitura. Pois, como disse pedagogo Paulo Freire: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda"