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Enviada em: 07/06/2018

A falta de estrutura, má qualificação dos professores, ausência de atrativos nas escolas. Fatores como esses corroboram para a problemática social acerca da educação brasileira. Dentre eles, encontra-se o nível de analfabetismo funcional, que ainda que melhorado nos últimos anos, está longe de alcançar um fim.        Primeiramente, a educação brasileira não é igual para toda a população. De acordo com um estudo “Analfabetismo no Mundo do Trabalho”, apenas oito por cento da população têm plenas condições de compreender textos simples e resolver problemas matemáticos. Isso mostra a disparidade entre as redes públicas e privadas, uma vez que, os analfabetos funcionais são pessoas de baixa renda. Ademais, a não disposição dos jovens, bem como do Estado em melhorar o ensino em geral, tende a se tornar uma verdadeira problemática.        Em uma abordagem mais profunda, posto que a educação move o mundo, é visível a crise que irá se alastrar pelo País. A falta de profissionais qualificados para o mercado de trabalho, e também, o grande índice de analfabetismo, deixa o Brasil cada vez mais prejudicado no cenário internacional. Isso acaba comprometendo a entrada de capital e demais investimentos externos no país, que são essenciais para que se consiga uma procedência econômica ao longo dos anos.        Torna-se evidente, portanto, que a educação deve ser a prioridade, visto que pode comprometer, de maneira significativa, o futuro do Pais. Logo, o Ministério da Educação juntamente com o Governo Federal, devem destinar mais verbas para que haja uma reforma na estrutura das escolas e ajuste no salário dos professores, além disso, atribuir maneiras lúdicas de ensinar para que atraiam os alunos às escolas novamente. Paralelamente a isso, a família, como a base da primeira educação, incentivar a leitura aos filhos e ter uma cobrança, em casa, mais efetiva acerca de tarefas e trabalhos escolares. A partir de tais posturas, teríamos bons índices educacionais, que consequentemente, tornam o Brasil, um país de primeiro mundo.