O grande pensador contemporâneo Paulo Freire, afirma que ''Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar a possibilidade para sua própria produção.Nesse viés, a alfabetização não deve ser apenas uma transferência de conhecimento, e sim uma total compreensão e domínio do assunto.Entretanto, em nosso país o cenário ainda é crítico, pois, o número de analfabetos funcionais, até mesmo em universidades, é preocupante e ainda mais agravante em relação as camadas sociais menos favorecidas. Nesse contexto, deve-se ressaltar que o baixo investimento do Governo em escolas públicas é lastimável, em regiões mais pobres o fato se agrava, pois escolas são sucateadas e faltam professores, além disso poucas são as instituições especializadas na alfabetização de adultos. Sendo assim, o ambiente escolar torna-se repulsivo, gerando uma grande evasão escolar e possível marginalização dessa população.Um exemplo disso é dados divulgados pela revista Exame, onde afirma-se que 10% dos alunos de escola pública não concluem a alfabetização, evadindo do âmbito escolar. É preciso destacar também que a qualidade do ensino está defasada no país, pois mesmo alfabetizados, grande parte da população ainda tem dificuldades cognitivas no português e matemática. De acordo com a Exame, 1 em cada 4 brasileiros são analfabetos funcionais, isso acaba provocando uma dificuldade em inserir-sem no mercado de trabalho em cargos mais altos, havendo uma reprodução constante da condição social. Ademais, espera-se que a União mantenha as verbas destinadas às escolas públicas protegidas, sem haver cortes bruscos e concomitantemente deve ser investido na qualidade do ensino, tendo sempre disponíveis professores.Além disso, o MEC deve criar projetos que incentivem a conclusão da alfabetização, com incentivos financeiros e cursos profissionalizantes que serão disponibilizados após a conclusão do ensino, tendo em vista que o cidadão após formar-se terá a oportunidade de emprego.É preciso ainda, que assistentes sociais fiscalizem de forma mais rigorosa, os casos de evasão escolar, afim de resolve-los eficasmente.