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Enviada em: 29/05/2018

É considerado analfabeto funcional, o indivíduo que mesmo familiarizado com letras e números, não consegue utilizá-los em seu contexto social. No brasil, esse problema é abrangente e reflete a ineficácia do sistema educacional. O educador Paulo Freire afirmava que se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda – explicitando a importância das escolas na formação do indivíduo e, por conseguinte, a carência de alternativas que possam melhorar o referido sistema. Faz-se necessária, portanto, a implementação de medidas capazes de garantir a qualidade e inovações no ensino.    Atualmente, o grande fator de desequilíbrio entre ricos e pobres não é mais a riqueza em si, mas a concentração do saber, de modo que, onde estão os grupos com maior vulnerabilidade social é onde se encontram as maiores taxas de analfabetismo. Para isso, é preciso dotação orçamentária adequada, em prédios escolares que mereçam o nome de escolas, com a devida infraestrutura e equipamentos; em docentes em número suficiente, qualificados e devidamente remunerados para garantir que não haja "novos analfabetos". A fim de,  alfabetizar crianças na idade certa, ao mesmo tempo que, resgatem aqueles que por fatores ligados à exclusão, discriminação e dificuldade de comunicação desistiram de aprender.    Vale citar, ademais, a importância da ampliação do uso das tecnologias como aliadas no processo educativo.As inovações tecnológicas como a criação de núcleos integrados de pesquisa, a realização de aulas por (EAD) e a regulamentação do uso inteligente dos dispositivos móveis por aplicativos permitem, respectivamente, uma maior democratização do ensino e metodologia atraente ao aluno. Um exemplo disso, é a plataforma on-line com o objetivo de reduzir o analfabetismo funcional desenvolvida pela educadora Ursula Suter, fundadora do empreendimento social Avallain AG, com atividades lúdicas, na qual os usuários treinam a compreensão e a escrita em situações do dia a dia, como numa entrevista de emprego ou em compras no supermercado.    Torna-se clara, portanto, a necessidade da implantação de medidas capazes de melhorar a qualidade educacional e de ampliar o uso das tecnologias nas escolas, como forma de suprir carências sociais.. Tendo em vista, o Governo Federal juntamente às prefeituras, às ONG´s educativas e à mídia – deve fomentar a maior valorização dos profissionais da área, por meio do aumento das verbas destinadas aos salários dos professores, através de propagandas e palestras nos bairros. Adicionalmente, o Ministério da Educação deve aumentar a disponibilização de recursos tecnológicos nas escolas para que a inclusão permita maior interesse do aluno naquilo que aprende dentro de uma sala de aula.