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Enviada em: 28/05/2018

A alfabetização vai muito além do simples decodificação de palavras e textos, estando relacionadas também ao entendimento das mensagem que estão sendo passadas por essa via de comunicação. É inegável a importância da interpretação de texto pela população em qualquer sociedade, a sua falta por ocasionar a manipulação de uma nação por certos ideias, assim como durante a alemanha nazista, esse problema tem sua perpetuação relacionada à falta de didática relacionada ao ensino da interpretação de texto nas escolas.         De certo, é evidende a necessidade da redução do analfabetismo no Brasil. Segundo a pesquisa feita pela Folha de São Paulo cerca de 70% dos universitários brasileiros afirmam ter grande dificuldade na conpreensão de textos, essa porcentagem cresce assustadoramente em relação a toda população, havendo de 13 milhões de brasileiros considerados analfabetos funcionais no estado brasileiro segundo a  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad).        Contudo, mesmo sendo clara a necessidade de ações governamentais em prol da redução do analfabetismo funcional no Brasil, a resolução é laboriosa. Estando relacionadas a falta de um ensino que ofecere para os alunos a boa interpretação de textos como uma matéria de extrema importância em nossa sociedade, sendo mostrada essa carência pela falta de um material próprio de interpretação de texto em escolas publicas.        Portanto, é sem dúvidas necessario a existência de ações que resultem na diminuição desse problema. Segundo o líder revolucionário Nelson Mandela "A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo" com isso, o MEC (Ministério da Educação) deve por meio da alteração do currículo escolar, adicionar como matéria obrigatória a interpretação de texto em escolas públicas para alunos do ensino fundamental e médio entre 10 a 18 anos, para que esse desenvolvam boa leitura e interpretação de textos dentro e fora dos locais de ensino.