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Enviada em: 29/05/2018

O Brasil se configura como uma das dez maiores economias mundiais, entretanto, quando olhamos para o índice de analfabetismo funcional percebem um certo progresso perante países desenvolvidos. Exemplos que acarretam esse atraso, é o péssimo ensino nas escolas públicas e a omissão do Estado frente a esse problema. Portanto se faz necessário medidas interventoras para solucionar esta problemática.       Inicialmente, podemos destacar a defasagem no ensino público como um dos principais causadores no aumento de jovens e adultos analfabetos funcionais. Segundo uma pesquisa realizada pela revista Época 90% dos alunos do 9º não sabem converter uma medida em metros para centímetros. Essa pesquisa somente reflete o descaso que nossas crianças e adolescentes estão vivenciando nas escolas brasileiras. Diante disso, é inadmissível que em um país como o Brasil que possui uma das maiores cargas tributárias do mundo continue a ignorar esse fato.     Além disso, a omissão do Governo em criar programas de desenvolvimento social para reduzir ou até mesmo zerar os números de analfabetismo tem tornado cada vez mais difícil essa ação. Segundo uma reportagem feita pela Rede Record no ano de 2016 cerca de 50% dos brasileiros entre 15 e 67 anos sabe ler e escrever porém tem imensa dificuldade em interpretar texto simples. Isso denota mais uma vez a falta de incentivo e programas de desenvolvimento para a população. Inegavelmente que o Governo e a Sociedade tenham total responsabilidades pelos problemas apresentados.       Em decorrência disso, cabe uma junção entre Governo Federal o Ministério  da Educação e a  escola visando uma  criação de mais projetos sociais ensinando e capacitando jovens,adultos e idosos que se disponibilizarem a aprender. Ademais ao Governo deve a  revisão e a criação de um novo sistema de ensino eficaz onde crianças e adolescente aprendam em um tempo devido as matérias que lhe são apresentadas, para que assim as taxas de analfabetismo reduzam gradualmente.