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Enviada em: 13/06/2018

Ação conjunta      O artigo 205 da Constituição Federal do Brasil, de 1988, prevê que o Estado é um dos principais responsáveis em promover educação de qualidade e gratuita. Entretanto, o país vem sistematicamente descumprindo tal compromisso, o que resultou no aumentou do analfabetismo. Logo, governo e coletividade precisam engendrar uma conduta cooperativa objetivando buscar alternativas para reduzir o analfabetismo funcional do país.      Investir na educação básica, principalmente nas escolas públicas, é sem dúvida necessário. Essa atitude é importante, pois, segundo dados no Ministério da Educação, cerca de 70% dos profissionais que possuem diploma não são proficientes na leitura ou escrita. Tal dado explicita que das séries iniciais à graduação, a alfabetização efetiva, com a compreensão, interpretação e domínio das quatro operações básicas de matemática, deixa a desejar. Desse modo, é fundamental garantir a alfabetização das crianças, já que com pleno domínio de tais habilidades desde da escolarização inicial, é improvável que quando adulto desaprenda-as.       Outra alternativa para diminuir esse problema no Brasil é valorizar o profissional da educação. Nesse sentido, os atuais profissionais da área, em sua maioria, não possuem cursos de reciclagem ou especializações que os ajudariam a inserir ludicidade nas aulas, com música, teatro, dinâmicas ou poesia, para garantir uma aprendizagem mais efetiva. Tal falta de qualificação advém, principalmente, da remuneração desproporcional que esses profissionais são submetidos,não restando-lhes o suficiente para investir em cursos de especialização. Dessa forma, para garantir uma alfabetização digna aos brasileiros, é primordial a valorização dos professores, pois, consequentemente, poderão se qualificar adequadamente para tal função.       Urge, portanto, que ações emergenciais sejam tomadas para sobrelevar esse problema. Para tal, o Ministério da Educação precisa colocar em prática, nas escolas públicas e privadas, o Pacto Nacional de Alfabetização na idade certa, criado em 2012, e garantir, dessa maneira, que crianças até 8 anos saibam de fato ler, escrever e realizar as quatro operações básicas de matemática. Ademais, é fundamental que a União assegure uma remuneração digna para os profissionais da educação, principalmente das séries iniciais, possibilitando, desse modo, que seja possível o investimento em cursos que visem a qualificação dos professores para uma alfabetização efetiva. Assim, observada uma ação conjunta entre os agente sociais, o Brasil caminhará para um futuro que forneça educação de e qualidades e faz jus ao artigo 205 da Constituição Cidadã de 1988.